(Foto: Divulgação)

Arquitetura em pauta: ferramentas para entender e apreciar o mundo construído

“Breve História da Arquitetura”, de Susie Hodge, e “A modernidade superada - Ensaios sobre arquitetura contemporânea”, de Josep Maria Montaner, são as mais recentes publicações da Editora Olhares e oferecem ferramentas para compreensão da arquitetura, seus históricos e movimentos artísticos compreendidos

Com 15 anos de atividades focadas em design e arquitetura e mais de 100 livros publicados, a Editora Olhares lança neste segundo semestre de 2023 os títulos “Breve História da Arquitetura”, de Susie Hodge, e “A modernidade superada – Ensaios sobre arquitetura contemporânea”, de Josep Maria Montaner. Ambos tematizam o mundo construído, oferecendo um arsenal de conteúdos orientativos à interpretação de obras arquitetônicas, seus elementos e materiais; históricos de concepção, recortes temporais, movimentos artísticos, e mais, em escala de abrangência mundial.

 

Breve História da Arquitetura

O livro integra a coleção Breve história, da escritora inglesa Susie Hodge, somando-se a dois outros títulos publicados no Brasil: ‘Breve história da arte’ e ‘Breve história das artistas mulheres’. Ao descrever 50 obras historicamente representativas, desde as pirâmides egípcias até arranha-céus sustentáveis e de alta tecnologia, traz capítulos sobre estilos, elementos e materiais de variadas fases arquitetônicas, oferecendo ferramentas de compreensão do mundo construído.

 

 

Breve História da Arquitetura
Autora
Sophie Hodge
Tradução Alícia Duarte Penna
Quantidade de páginas 224
Dimensão 15×21 cm
ISBN 978-65-88280-69-0
Capa dura

 

A modernidade superada – Ensaios sobre arquitetura contemporânea (3ª edição)

Com esta nova edição revista e atualizada, confirma-se o papel de ‘A modernidade superada’, coleção de nove ensaios do teórico catalão Josep Maria Montaner, como uma obra de referência fundamental para a compreensão do movimento moderno na arquitetura.

Em textos autônomos e complementares, o autor reflete sobre conceitos centrais da produção do período, como o racionalismo, a atitude de ruptura, a expressividade e os paradoxos tecnológicos, funcionais e simbólicos. O resultado é um mosaico de argumentos que demonstram como as insuficiências da modernidade foram superadas, especialmente nos países nórdicos, na Europa mediterrânea, na América Latina – com diversas referências à produção brasileira – e em outros contextos periféricos, dando lugar a outras linhas de pensamento e formas de expressão, atreladas a novos contextos.

 

 

A modernidade superada – ensaios sobre arquitetura contemporânea
Autor
Josep Maria Montaner
Tradução Esther Pereira da Silva e Carlos Muñoz Gallego, com exceção de “Prólogo à atual edição” e “A fragilidade da arquitetura moderna”, ambos por Alícia Duarte Penna
Revisão Fernanda Alvares
Quantidade de páginas 176
Dimensão 15×21 cm
ISBN 978-65-88280-74-4
Brochura

 

 Acesse

www.editoraolhares.com.br