Argentina terá plano diretor assinado por Norman Foster

Projeto urbano do escritório inglês tem como objetivo revitalizar o distrito portuário da cidade

À pedido da Secretaria de Planejamento Municipal de Rosário, Argentina, os arquitetos do escritório Foster + Partners desenvolveram o plano diretor para a revitalização de uma área de 8,4 hectares. O projeto tem como objetivo resgatar referências históricas e revitalizar o distrito portuário da cidade, à beira do rio Paraná.

Englobando cinco quarteirões, o plano foi concebido como uma “urbanização aberta” e prevê a divisão funcional do espaço com os complexos residenciais dispostos ao oeste e os programas públicos – como hotéis, restaurantes, espaços culturais, recreativos e oficinas – orientados em direção ao rio.

O ponto central do projeto é a criação de uma rota, que começa no parque costeiro e conecta todos os distritos do programa da forma mais prática possível. Para isso, os arquitetos responsáveis fizeram um estudo sobre a história urbana do município, incluindo os primeiros mapas, elaborados por Timoteo Gullón em 1853 e Nicolás Grondona em 1858.

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, Brandon Haw, sócio do escritório de Norman Foster, afirmou que o projeto tem o intuito de “maximizar o contato dos cidadãos com o rio, formando uma nova trama urbana a partir de um caminho arterial”.