Archtrends Summit 2021 será virtual e reunirá importantes nomes da arquitetura

O fórum de conteúdo promovido pela Portobello, um dos eventos paralelos à Expo Revestir, trará grandes nomes nacionais e internacionais para discutir sustentabilidade, design e arquitetura em formato digital, gratuito e aberto ao público. Participe!

A Portobello, especializada no varejo de revestimentos cerâmicos, promove por meio de sua plataforma virtual a 4ª edição do fórum de conteúdo Archtrends Summit na próxima segunda-feira, 22 de março. O evento acontece durante a Expo Revestir, em formato totalmente digital, gratuito, e aberto ao público, para delinear o eixo temático “Um mundo mais sustentável, plural e colaborativo”, por meio de quadros de conversas com grandes nomes do design, arquitetura e outras áreas criativas.

Para a programação estão previstas palestras e entrevistas que apresentarão pontos de vista e inspirações dos convidados sobre arquitetura, sustentabilidade e inovação.  Entre os nomes confirmados estão o arquiteto português Álvaro Siza; o arquiteto e designer italiano Fabio Novembre; Stephanie Ribeiro, arquiteta e apresentadora do programa Decore-se do GNT; Maurício Arruda; Lidewij Edelkoort; o designer Marcelo Rosenbaum; o jornalista Pedro Andrade; a ativista ambiental, Fe Cortez; a artista plástica e ambientalista, Nara Guichon; o fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht; o speaker e co-fundador da AAA plataforma de inovação,
Arthur Igreja; e a apresentadora e chef de cozinha natural, Bela Gil.

O fórum contará com tradução simultânea em inglês e espanhol e, para essa edição, espera congregar mais de dois mil participantes virtualmente. Ainda, o acesso será por meio de uma plataforma exclusiva da Portobello, hospedada dentro do site portobello.com.br, com transmissão diretamente da fábrica da Portobello em Tijucas, Santa Catarina.

 

Archtrends Summit 2021 – Um mundo mais sustentável, plural e colaborativo
Local
plataforma exclusiva do portobello.com.br
Data 22 de março
Horário 15h às 18h
Pré-inscrição gratuita e feita através do linklist.bio/portobello

 

Sobre os participantes

Lidewij Edelkoort
Previsora de tendências, editora, humanitarista, educadora de design e curadora de exposições. Sua empresa, a Trend Union, produz ferramentas para designers, tecelões e estrategistas em companhias de todo o mundo. Em 2015, seu muito comentado Anti_Fashion Manifesto [Manifesto Antimoda] foi o primeiro a despertar a consciência sobre as mudanças e convulsões experimentadas atualmente pela indústria da moda. De 2015 a 2020, ela foi Reitora do Hybrid Design Studies em Parsons, em Nova York, onde criou o Masters Textile e o festival do Mês Têxtil de Nova York, realizado sempre em setembro. Edelkoort foi eleita uma das pessoas mais influentes na moda pelas revistas Time e Business of Fashion, e é amplamente considerada uma das pessoas mais notáveis no design contemporâneo. Seus escritos e podcasts instigantes se tornaram cada vez mais populares em um momento em que ela é considerada uma ativista e campeã da mudança. Em 2020, a Harper’s Bazaar holandesa a indicou como Mulher do Ano (Oeuvre Award), e ela fundou o World Hope Forum [Fórum Mundial da Esperança] como uma plataforma para inspirar a comunidade criativa a reconstruir uma sociedade melhor.

Álvaro Siza
Nascido em Matosinhos, Portugal, em 1933, estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954. Foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde exerce a sua profissão. É membro da American Academy of Arts and Sciences; é “Honorary Fellow” da RIBA/Royal Institute of British Architects; membro da BDA/Bund Deutscher Architekten; “Honorary Fellow” e “Honorary FAIA” da AIA/American Institute of Architects; membro da Académie d’Architecture de France; da Royal Swedish Academy of Fine Arts; da IAA/International Academy of Architecture; da National Geographic Portugal; Sócio Honorário e Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Portugueses; membro da American Academy of Arts and Letters; Professor Honorário da Southeast University China e China Academy of Art e Sócio Honorário da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa.

Pedro Andrade
Jornalista e apresentador de TV carioca que faz do interesse por pessoas e culturas a matéria-prima para o seu trabalho. Como Editor do Archtrends Portobello, ele usa toda a sua habilidade de se comunicar de maneira descomplicada com os mais variados públicos.

Marcelo Rosenbaum
Brasileiro, Professor Honoris Causa de Arquitetura e à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu o Design Essencial com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social.

Maurício Arruda
Sócio e diretor criativo da empresa TODOS Arquitetura, Maurício Arruda é arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e hoje desenvolve projetos residenciais, comerciais e temporários. Com Mestrado pela Universidade de São Paulo, desenvolve também pesquisas sobre sustentabilidade desde 2000. Seu foco é uma concepção afetiva e sustentável do morar. No design de produto, Maurício se consolidou como referência da produção contemporânea brasileira. De 2016 a 2020 criou, executou e apresentou as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, Globosat. É comunicador digital de arquitetura, design, decoração e sustentabilidade, no Instagram, Youtube, Facebook e Twitter, com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

Stephanie Ribeiro
Arquiteta e cofundadora do Issonaoéumestúdio. Acredita na arte, design e cultura como papel fundamental do ativismo e na responsabilidade social do arquiteto para uma sociedade mais justa e igualitária. Recebeu, em 2015, da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Medalha Theodosina Ribeiro, que homenageou seu ativismo em prol das mulheres negras. No ano de 2018, foi uma das brasileiras entre os afrodescendentes mais influentes do mundo, segundo o prêmio Most Influential People of African Descent (MIPAD, na sigla em inglês). Em 2020 tornou-se apresentadora do Decore-se (Decora), no GNT, onde transforma o cotidiano das pessoas reformando um cômodo das suas casas. Foi eleita, no mesmo ano, um dos destaques Design, Arquitetura e Urbanismo na lista Forbes Under 30 da revista Forbes Brasil.

Fabio Novembre
Há mais de vinte anos, o Novembre Studio atua em vários campos relacionados a projetos de arquitetura, design de interiores, produto e design gráfico. A abordagem do estúdio, altamente reconhecível e caracterizada pela marca do seu fundador Fabio Novembre, relaciona-se em diversos níveis com uma imaginação estratificada na qual cada elemento se torna funcional para contar uma história. O estúdio já prestou serviços às mais importantes marcas italianas e internacionais: do AC Milan à Media Markt, do Stuart Weitzman à Lavazza. Na área gráfica, o Novembre Studio já trabalhou com marcas do calibre da Philip Morris International, Adidas e Google. Fabio Novembre é reconhecido como o herdeiro de um design italiano altamente expressivo. Ele cria para várias marcas internacionais, tais como Kartell, Venini, Driade, Natuzzi e Cappellini. Ele também é Diretor Artístico da Driade, Diretor Científico da Domus Academy e membro do comitê científico do Museu do Design da Trienal de Milão.