Um recente estudo realizado pelo departamento de geofísica da Arizona State University sugere que o uso de ar condicionado pode aumentar a temperatura externa noturna das cidades em mais de 1°C.
O ar quente liberado ao longo do dia na atmosfera pelo sistema de refrigeração seria a principal causa do problema, aliada à baixa umidade relativa do ar.
Para coleta de dados, os pesquisadores consideraram a região metropolitana de Phoenix, capital do Arizona, onde as temperaturas chegam à casa dos 40ºC durante os meses de verão.
Entre os dias 10 e 19 de julho de 2009, as atividades meteorológicas da cidade norte-americana foram analisadas por meio de softwares e leituras geotérmicas.
Embora o sistema de refrigeração seja mais usado durante o dia, a variação de temperatura foi constatada apenas durante a noite.
“Nosso trabalho mostra que o uso de ar condicionado durante o dia causou um aumento de mais de 1°C durante a noite. Este aumento da temperatura do ar exterior, por sua vez, provoca um aumento na procura de ar condicionado”, aponta o cientista Francisco Salamanca, autor do estudo.