Sesc Pompeia, São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi (Foto: FMM)
Esgotado há dois anos, o livro “Lina Bo Bardi – Obra Construída”, composto por obras edificadas da arquiteta modernista ítalo-brasileira, foi reimpresso pela editora GG Brasil e está disponível nas livrarias desde o último dia 10 de março.
Natural de Roma, Itália, Lina Bo Bardi naturalizou-se brasileira em 1951. Em São Paulo, desenvolveu sua carreira profissional no campo da arquitetura, do design industrial e de interiores.
Olivia de Oliveira, autora da publicação, discorre sobre a obra da arquiteta com um discurso que permite contextualizar e entender as edificações em toda sua complexidade arquitetônica, cultural, política e social. Além disso, o conteúdo incluiu uma entrevista feita a Lina, em 1991, e uma seleção de textos realizada pela própria arquiteta.
O acervo visual conta com fotografias tiradas pelo fotógrafo Nelson Kon e com um conjunto de desenhos técnicos que ajudam na compreensão dos espaços, permitindo que o leitor percorra os cheios e vazios das edificações. Dentre elas cabe destacar, devido à popularidade, a Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Sesc Fábrica Pompeia, todas reunidas na cidade de São Paulo.
A leitura do exemplar também permite a percepção do legado deixado por Lina Bo Bardi. Com enfoque radical e moderno, seu trabalho tendia a aproximar-se da cultura e do modo de vida populares, eliminando as barreiras existentes entre as culturas elitista e popular.
Confira abaixo depoimento do arquiteto Marcelo Suzuki, que já trabalhou com Lina Bo Bardi, sobre o livro: