
Sócio fundador do escritório paulistano aflalo/gasperini, Gian Carlo Gasperini faleceu na noite de ontem, 15 de julho de 2020, aos 93 anos. Aqui dedicamos algumas poucas palavras em memória a expressão criativa do arquiteto italiano que, chegando ao Brasil no final dos anos 40 – junto de sua família foragida da II Grande Guerra – prevalece como figura marcante em meio à geração que liderou a arquitetura moderna nacional.
Gasperini graduou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e, em seguida, mudou-se para São Paulo para trabalhar com o francês Jacques Pilon. Nos anos 60, passou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde mais tarde também seria professor titular. Nesse período (1962), fundou o próprio escritório ao lado de Plínio Croce e Roberto Cláudio dos Santos Aflalo – na época, com o nome ‘Croce, Aflalo & Gasperini’ -, por meio do qual assinou importantes obras que enriquecem a arquitetura brasileira. Gasperini ainda lecionou na pós-graduação da Universidade de São Paulo e se dedicou à pesquisa na área de Projetos de Edificações.
Em 2010, o arquiteto recebe o Título de Cidadão Paulistano e, em 2015, a homenagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto de sua obra. Além desses, também conquistou títulos como o “Croix Chevalier Mérite Commercial”, do Governo francês, o GB “Cavaliere dell’Ordine al Merito dei la Republica Italiana”, concedido pelo Governo da Itália, além da condecoração como Cavalheiro Donato da Soberana Ordem de Malta.
Com a morte dos sócios Plínio Croce e Roberto Aflalo, respectivamente em 1984 e 1992, deu continuidade ao escritório junto aos sócios da geração seguinte Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman. Em 2015, aposentado, os dois últimos citados passam a compartilhar a sociedade com Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos, configurando o atual aflalo / gasperini.
Confira alguns projetos icônicos de sua obra (desta seleção, quase todos situados em São Paulo) publicados pela Revista PROJETO: Centro Universitário Senac; Teatro Abril; Credicard Hall; Parque da Juventude; Edifício Eco Berrini; Eldorado Business Tower; Escola maternal; Hotel Club Med Trancoso (BA); Banca Commerciale Italiana; Hotel Transamérica; Edifício Os Bandeirantes.
Veja mais sobre Gian Carlo Gasperini:
Entrevista exclusiva com o arquiteto concedida à Revista PROJETO [abr 2003].