No último 15 de dezembro, quando celebrado o Dia do Arquiteto e Urbanista, foi revelado o resultado do Prêmio IABsc 2021 – Edição do Centenário, que integra o formato especial da tradicional honraria concedida pelo Instituto, mas dessa vez, em seus 100 anos, ofertada primeiramente pelos Departamentos Estaduais e, em fase final, a nível nacional.
A Premiação IABsc 2021 – Edição do Centenário inaugura um novo momento na longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo promovida por diversos departamentos estaduais do IAB ao longo de sua história. No contexto das comemorações dos 100 anos da criação do IAB, os Departamentos Estaduais se alinham pela primeira vez com o objetivo comum de articular uma premiação nacional”, declara o edital do prêmio.
Dessa forma, com o objetivo de ampliar a abrangência da premiação sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais deste ano são coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.
Com isso, o Instituto espera que “além de as novas categorias promovam um equilíbrio entre diferentes práticas da arquitetura e do urbanismo”, o modelo do prêmio também siga tendências de edições anteriores, em que o júri possa selecionar até três propostas em cada categoria, entre projetos, obras construídas e trabalhos realizados, sem distinção classificatória.
O prêmio privilegia um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diversos e complexo da produção recente, levando em conta pontos de vista distintos que possam representar melhor as condições recentes da arquitetura e do urbanismo brasileiro”, prossegue o edital.
Confira os vencedores!
Categoria Edificações
Comissão Julgadora
Rael Belli
Maria Andrea Triana
Gogliardo Maragno
Categoria Interiores e Design
Comissão Julgadora
Mariana Andrade
Eliana Castro
Evandro Gaspar
Maria Aparecida Cury
Concurso anulado pela insuficiência de trabalhos inscritos.
Categoria Planejamento e Cidades
Comissão Julgadora
Janete Kruger
Dietmar Starke
Daniela Lopes
Saiba mais