(Imagem: Divulgação)

Anunciados os vencedores do Prêmio Aga Khan para Arquitetura 2022

Os seis projetos selecionados demonstram compromisso com comunidades, inovação e cuidado com o ambiente. Dentre eles, está a proposta de renovação da Hospedaria Niemeyer, no Líbano

Foram anunciados os vencedores do Prêmio Aga Khan para a Arquitetura (AKAA) de 2022: são seis vencedores, que irão partilhar o prêmio no valor de um milhão de dólares, um dos maiores em arquitetura, por demonstrarem compromisso com comunidades, inovação e cuidado com o ambiente.

O Prêmio Aga Khan para a Arquitetura foi criado em 1977 por Sua Alteza o Aga Khan, 49º Imam hereditário dos muçulmanos ismailis, com o objetivo de identificar e encorajar conceitos de construção que correspondam às necessidades e aspirações de comunidades, onde exista presença significativa de muçulmanos. O processo de seleção do Prêmio destaca a arquitetura que não atende a necessidades físicas, sociais e econômicas das populações, e que sejam igualmente estimulantes e respondam às expetativas culturais.

Coincidente com o 45º aniversário do AKAA, em fevereiro de 2022, os 20 projetos finalistas foram selecionados por um Grande Júri independente, a partir de um conjunto de 463 projetos nomeados para o 15º Ciclo do Prêmio (2020-2022). Após a avaliação presencial dos projetos finalistas, o júri escolheu os então seis projetos vencedores.

Agora a cerimônia de premiação dos selecionados acontecerá em Mascate, no Sultanato de Omã, em conjunto com a cerimônia dos Prêmios Aga Khan para a Música, seguindo a tradição de realiza-las em locais de importância arquitetônica e cultural para o mundo muçulmano – isto é, fazem parte dos locais anteriores de celebração os Jardins Shalimar, em Lahore (1980); o Palácio de Topkapi, em Istambul (1983); Alhambra, em Granada (1998); e o Túmulo do Imperador Humayun, em Deli (2004).

Conheça os vencedores!

Espaços Fluviais Urbanos
Local
Jhenaidah, Bangladesh
Autor Co-Creation.Architects

Menção do Júri Através de uma participação e apropriação consistentes por parte da comunidade, do amplo envolvimento das mulheres e de grupos marginalizados e de uma mão-de-obra local, a tarefa aparentemente simples de limpar o acesso ao rio Nabaganga em Jhenaidah deu origem a um projeto de paisagismo criterioso e minimalista feito com materiais e técnicas de construção locais, transformando assim uma lixeira informal degradada num espaço multifuncional atraente e acessível que é valorizado pelas diversas comunidades de Jhenaidah. Como tal, o projeto conseguiu reverter a degradação ecológica e os riscos para a saúde do rio e das suas margens, e estimular uma melhoria ecológica efetiva do rio, num dos países com mais área ribeirinha no planeta.

 

 

Espaços Comunitários nos Centros de Refugiados Rohingya
Local
Distrito de Cox’s Bazar, Bangladesh
Autores Saad Ben Mostafa, Rizvi Hassan, Khwaja Fatmi

Menção do Júri Os seis espaços comunitários temporários do Programa de Resposta aos Refugiados Rohingya dão uma resposta digna, sensível e engenhosa às necessidades de emergência relacionadas com a chegada massiva de refugiados rohingya às comunidades anfitriãs do Bangladesh, com especial atenção à segurança de mulheres e raparigas. O conceito e o design dos seis espaços são o resultado de um planeamento adequado, parcerias sólidas e processos inclusivos que envolvem as comunidades distintas de refugiados e habitantes locais, como a definição das necessidades de espaço e funcionalidade.

 

 

Aeroporto Internacional de Banyuwangi
Local
Blimbingsari, Java Oriental, Indonésia
Autor Andra Matin

Menção do Júri Surgindo de um mar de arrozais, o edifício prolonga a linguagem da paisagem, formando um evento concentrado que combina arquitetura, funcionalidade e ambiente numa disposição homogénea mas discernível. O Aeroporto Internacional de Banyuwangi, moderno e eficiente em todos os aspetos, mas enquadrado no seu contexto, pode revelar-se revolucionário ao nível da arquitetura aeroportuária, especialmente tendo em conta que o governo indonésio deverá construir cerca de 300 aeroportos num futuro próximo.

 

 

Museu de Arte Contemporânea e Centro Cultural Argo
Local
Teerã, Irã
Autor Ahmadreza Schricker Architecture North

Menção do Júri No densamente povoado centro histórico de Teerão, este projeto atípico de reutilização e conservação transformou a Fábrica Argo – uma antiga cervejaria cujas atividades foram deslocalizadas para fora da cidade dez anos antes da Revolução Iraniana devido à poluição – num museu privado de arte contemporânea. A partir das ruínas do edifício original, a atual cervejaria foi renovada e foram construídas novas superfícies com uma abordagem e um design subtis. Foram desenvolvidos, em quatro níveis, uma variedade de espaços para exposições, palestras e filmes, com uma nova residência de artistas a ser construída ao lado do museu.

 

 

Renovação da Hospedaria Niemeyer
Local
Trípoli, Líbano
Autor East Architecture Studio

Menção do Júri A renovação da Hospedaria Niemeyer é um exemplo inspirador da capacidade de reparação da arquitetura, numa altura de crise vertiginosa e envolvente em todo o mundo, e no Líbano em particular, dado que o país enfrenta um colapso político, socioeconómico e ambiental sem precedentes. A obra de reabilitação da Hospedaria, localizada nos arredores de Trípoli, – uma das mais antigas e belas cidades portuárias, outrora conhecida pela sua arte, mas hoje em dia assolada por uma pobreza extrema, pela migração e pela falta de espaços públicos – faz parte da Feira Internacional Rachid Karami (RKIF), a obra-prima inacabada do arquiteto Oscar Niemeyer.

 

 

Escola Secundária de Kamanar
Local
Thionck Essyl, Senegal
Autor Dawoffice

Menção do Júri A Escola Secundária de Kamanar, um polo escolar repleto de infraestruturas, edifícios, paisagens e acessórios, é única no sentido em que aborda as múltiplas escalas do urbanismo, paisagismo, arquitetura e tecnologias de construção com o mesmo compromisso e virtuosismo. A topografia e a flora do local foram as principais condicionantes encontradas neste projeto, levando à introdução de uma grelha de módulos de salas de aulas organizadas à volta das copas de árvores preexistentes, adotando as suas sombras como espaços sociais para alunos e professores.

 

 

Acesse

www.the.akdn