Cooking Sections, CLIMAVORE: On Tidal Zones, 2017-ongoing. Isle of Skye, Scotland. Photo: Cooking Sections

Anunciado o vencedor do Wheelwright Prize 2020, para jovens arquitetos

O espanhol Daniel Fernández Pascual receberá 100 mil dólares da universidade Harvard para investigar como as zonas entremarés podem avançar o conhecimento arquitetônico em uma era de emergência climática.

Daniel Fernández Pascual, radicado em Londres, foi o vencedor do Wheelwright Prize 2020, o prêmio anual concedido pela faculdade de arquitetura e urbanismo de Harvard, nos Estados Unidos, para arquitetos formados há no máximo 15 anos. Concorrendo com 168 profissionais de 45 países – além de Fernández Pascual, foram finalistas desta 8ª edição o brasileiro Gustavo Utrabo e a norte-americana Bryony Roberts – o arquiteto receberá 100 mil dólares da instituição norte-americana para desenvolver a  pesquisa Being Shellfish: The Architecture of Intertidal Cohabitation, centrada na observação de zonas entremarés. Sua hipótese é de que a economia circular – baseada nas práticas de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia – operante em parte destas regiões possa apontar caminhos para a ocupação mais responsável do planeta pelo homem e para a criação de materiais construtivos regenerativos, a exemplo da possível utilização de conchas descartadas de mariscos e de algas em um novo tipo de concreto.

As viagens exploratórias são parte essencial das pesquisas vencedoras do Wheelwright Prize e, assim, premiado no momento em que os deslocamentos estão mundialmente restritos por causa da pandemia do coronavírus, Fernández Pascual não apenas manifestou a possibilidade de fasear o seu trabalho, postergando as visitas presenciais aos locais que elencou na sua candidatura, como acredita também ser ainda mais oportuno o questionamento sobre novos modos de convívio do homem com a natureza. “Vivemos imersos em ecologias que estão ruindo e mudando rapidamente, e a atual pandemia global é apenas mais um sinal dessa crise ambiental”, observa o arquiteto. “À medida em que aumenta a conscientização sobre o impacto ambiental da construção, torna-se urgente encontrarmos materiais que respondam aos ecossistemas dinâmicos, apoiarmos a inovação ecossocial e a engenhosidade arquitetônica ao longo das zonas costeiras (…). O Prêmio Wheelwright me permitirá investigar como as zonas entremarés, em toda a sua complexidade, podem avançar o conhecimento arquitetônico em uma era de emergência climática”, declarou o arquiteto ao ser anunciado vencedor do certame. Daniel Fernández Pascual é um dos fundadores, ao lado de Alon Schwabe, do estúdio Cooking Sections.