Hotel de luxo ocupa antiga torre de TV em Praga

Considerada incompatível com a paisagem urbana da cidade, a estrutura foi construída durante o período comunista

Com 70 metros de altura, a antiga torre de televisão “Žižkov Tower” foi construída em Praga, capital da República Tcheca, em meados da década de 1980. Apesar de considerarem a estrutura incompatível com a paisagem urbana preexistente, composta por edificações baixas e referências arquitetônicas significativas, moradores e visitantes não podiam, oficialmente, criticar a torre durante o período comunista.

Agora, vinte cinco anos após a queda do regime, o volume foi renovado, restaurado e renomeado. A atual “Tower Park Praha” abriga um hotel de luxo em um de seus receptáculos, além de um jardim e uma praça pública ao redor do pavimento térreo.

Ao custo de 900 dólares a diária, todas as unidades enfatizam as amplas janelas horizontais, que proporcionam vistas panorâmicas da capital tcheca. Cinza, com poucos detalhes em branco, a estreita torre conta com três receptáculos dispostos em balanço.

A fim de tentar “humanizar” o volume, o artista David Černý instalou esculturas metálicas de bebês engatinhando ao longo dos 70 metros da torre. Surpreendentemente, a instalação agradou a população geral, que protestou quando o governo tentou retirar as peças.