Obra de André Vainer e Guilherme Paoliello é tema de livro

O quarto volume da Coleção Arquiteturas retrata o período de existência do escritório AVGP e sua contribuição para o cenário arquitetônico paulista

A Editora da Cidade apresenta o quarto livro da “Coleção Arquiteturas”: “André Vainer e Guilherme Paoliello”. A publicação, que celebra o período de existência do escritório AVGP, comandado pelos arquitetos entre 1980 e 2010, será lançada na terça-feira, dia 5 de dezembro, às 20h, na Escola da Cidade, centro de São Paulo. 

O livro foi organizado por Anderson Freitas e Cesar Shundi, professores da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e conta com texto de apresentação realizado por ambos, onde relatam a síntese dos projetos do escritório, cotidiano e diversidade.

Para Freitas e Shundi, o destaque da obra de André Vainer e Guilherme Paoliello se dá pela coragem de assumir a simplicidade como premissa, com desprendimento em relação a dogmas, escolas ou doutrinas para se apoiar em soluções que transitam entre o popular e o erudito, o vernacular e o contemporâneo. 

Assim como os demais volumes da coleção, a publicação foi produzida por um grupo de estudantes responsáveis por extensa pesquisa nos arquivos do AVGP e por processo de redesenho dos projetos.

Catherine Otondo, arquiteta e urbanista responsável pelo texto, revela particularidades nos diversos projetos apresentados nesse quarto volume, que, ao final, permitem um entendimento do  todo.

“Executamos muitas obras ao longo de décadas e o livro mostra essa parceria de uma maneira ampla e sobre como desenvolvemos projetos com as mais diversas características”, diz André Vainer sobre a importância do registro da trajetória.

Já Guilherme Paoliello vê o livro como o retrato de um período de trabalho experimental e investigativo: “É singelo, porém muito valioso para nós tanto pelo resgate de um trabalho de mais de 30 anos como pelo significado pedagógico para a Escola da Cidade, onde os alunos aprendem e realizam um trabalho de editoração coordenado por professores”.

Lançamento do livro “André Vainer e Guilherme Paoliello”
Local Escola da Cidade
Endereço 
Rua General Jardim, 65, Vila Buarque – São Paulo (SP)
Data
 5 de dezembro de 2017 (terça-feira)
Horário 20h às 23h
Mais informações www.escoladacidade.edu.br; www.facebook.com/editoradacidade