A fábrica modelo da Dengo, em São Paulo, recebeu a madeira engenheirada Urbem, da Amata © Pedro Kok

AMATA Urbem lança calculadora de lajes CLT alinhada às normas brasileiras

Agora o aplicativo também pode auxiliar arquitetos e engenheiros a dimensionar projetos construídos em território nacional

A AMATA Urbem lançou recentemente a “Calcula Timber CLT”, primeira calculadora de lajes CLT (termo em inglês para Cross Laminated Timber) atrelada às normas brasileiras e à regulamentação do Corpo de Bombeiros, o que permite a arquitetos, engenheiros, sistemistas e calculistas realizarem operações de cálculo e verificação de projetos de maneira gratuita e simplificada.

“Nosso objetivo é difundir o sistema, permitindo ao mercado que os cálculos já sejam feitos atendendo à legislação nacional”, explica Maurizio Vairo, coordenador de projetos da AMATA. Para tanto, o dimensionamento é feito de acordo com as recomendações apresentadas pela norma brasileira ABNT NBR 7190 e pelo documento técnico europeu ProHolz Austria ‘Cross-laminated timber structural design – Basic design and engineering principles according to Eurocode’.

Em sua atual versão, a Calcula Timber CLT verifica painéis de CLT compostos por três, cinco e sete lâminas de madeira posicionadas perpendicularmente entre si, e à disposição do usuário também está disponível uma biblioteca com todas as seções transversais de painéis do mercado apresentadas pela AMATA Urbem. Pode-se ainda criar próprias configurações e painéis e realizar cálculo e verificação de:

  • Tensões normais originadas por esforços de flexão;
  • Tensões de cisalhamento (rolling shear);
  • Deslocamentos imediatos;
  • Deslocamentos a longo prazo, considerando a fluência do material associada à duração dos carregamentos;
  • Tensões normais dos painéis em situação de incêndio;
  • Tensões de cisalhamento (rolling shear) dos painéis em situação de incêndio.

A calculadora permite que as lajes de CLT sejam calculadas como bi apoiadas, bi engastadas, apoiadas/engastadas e em balanço. É possível acrescentar carregamentos distribuídos por área e cargas pontuais, sendo associados à duração das cargas, além de realizar combinações automáticas de acordo com o uso da edificação. Ou seja, trata-se de uma ferramenta completa para quem quer projetar em madeira engenheirada”, reforça Vairo.

O download gratuito da Calcula Timber CLT pode ser realizado através do link, sem necessidade da instalação do software TQS.