Revitalização quer fazer do centro de Hanói uma ‘ilha de silêncio’

O escritório ganhou o concurso internacional com projeto que foca no bioclima urbano

Organizado pela Associação de Arquitetos do Vietnã, o concurso internacional “Historical Hanoi 2013” acaba de anunciar o vencedor que irá revitalizar o distrito de Hoan Kiem, região central da capital do Vietnã, Hanói.

Com foco na mobilidade dos pedestres e no bioclima urbano, o projeto do escritório italiano Alvisi Kirimoto + Partners foi desenvolvido com base no estudo realizado pelo vietnamita Nguyen Dinh Thanh. A proposta vencedora prevê a reorganização do “Bairro das estradas dos 36 comércios” por meio da eliminação do tráfego de carros.

“A decisão de eliminar os carros foi impulsionada pelo desejo de reconstruir o ambiente urbano a partir do ponto de vista da energia e da idéia de definir o coração de Hanói como uma inesperada e valiosa ‘ilha de silêncio'”, explica Massimo Alvisi, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

Uma nova praça pública, centro visual e físico do projeto, vai contar com uma plataforma de mármore de 0,5 metros de altura a fim de oferecer um espaço de descanso e observação. Em referência histórica, 36 jatos de água e 36 feixes de luz serão instalados na praça, cada um representando um comércio já praticado na região.