Álvaro Siza restaura a Casa de Chá Boa Nova, no Porto

Local passará a funcionar como um restaurante de frutos do mar

O arquiteto português Álvaro Siza está coordenando o projeto de restauro da Casa de Chá Boa Nova, um de seus edifícios mais icônicos, construído em 1963.

Após o término da reforma, o local passará a funcionar como um restaurante especializado em frutos do mar, comandado pelo – também português – chef Rui Paula.

A ação do tempo, dos intensos ventos e da maresia degradou a edificação modernista, erguida sobre um terreno íngreme e rochoso à beira-mar no Porto, cidade natal do arquiteto, vencedor do Pritzker de 1992.

Na fachada, as paredes de alvenaria originalmente pintadas de branco e os pilares de concreto aparente foram restaurados, enquanto a cobertura de telhas de cerâmica teve que ser completamente substituída por peças semelhantes.

Assim como os painéis de madeira que revestem os interiores, todos os elementos arquitetônicos do projeto original foram preservados.

Ligeiramente anguloso, o programa divide os ambientes internos em duas alas. Uma delas, orientada em direção ao oeste, oferece vistas panorâmicas para a costa e terá capacidade para acomodar até 10 mesas de jantar, enquanto o segundo bloco acomoda uma área de espera informal e um bar.