Alfredo Paesani: Falecimento do arquiteto e urbanista

É com pesar que informamos o falecimento dia 14 de setembro do arquiteto e urbanista Alfredo Serafino Paesani, aos 79 anos. Graduado em 1954 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele foi um dos fundadores da revista PROJETO Design e seu apoio foi fundamental para a consolidação e continuidade da publicação.

Paesani participou da direção do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento de São Paulo (IAB/SP) em cinco gestões, de 1957 até 1971, foi membro fundador da Associação Profissional dos Arquitetos do Estado de São Paulo, e, em 1971, fundou o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), tendo presidido sua primeira diretoria.

Ele também foi primeiro conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (Crea/SP) entre 1970 e 1975, e participou da criação da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) como seu primeiro presidente, até 1983. Diretor de projetos da CECAP, atual CDHU, viabilizou a construção de inúmeros conjuntos habitacionais no estado de São Paulo, além de outros projetos públicos e privados.

Em agosto de 2009, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Paulo com a Medalha Anchieta.

“Nos últimos meses, ele relembrava de seu tempo de Mackenzie, dos companheiros de trabalho, da fundação da Associação Profissional de Arquitetos, do SASP e da FNA, das lutas pela regulamentação da profissão de arquiteto, e da participação em projetos com Ícaro de Castro Mello, Paulo Mendes da Rocha, Fábio Penteado e Teru Tamaki, entre outros”, conta o jornalista Vicente Wissenbach, ex-editor e também fundador da revista PROJETO Design.

O velório aconteceu na sede do IAB/SP, na rua Bento Freitas 306, e a cerimônia de cremação ocorreu no Crematório da Vila Alpina.