Os 10 melhores projetos ecoeficientes de 2014 nos EUA

Os vencedores abrangem desde um porto na fronteira entre o estado norte-americano de Minnesota e o Canadá a implantação de um parque em Nova York

O American Institute of Architects (AIA) acaba de divulgar os vencedores da 18ª edição de seu COTE Top Ten Green Projects, premiação que revela anualmente os melhores projetos ecoeficientes dos Estados Unidos.

Este ano, a competição premiou 10 projetos, sem ordem de colocação nem divisão de categorias.

O concurso tem como objetivo promover projetos que “minimizem o impacto ambiental por meio de estratégias arquitetônicas como reuso de estruturas, conservação de água e energia, bem como priorizem o acesso aos meios de transporte coletivos disponíveis”.

Os projetos premiados abrangem desde um porto na fronteira entre o estado norte-americano de Minnesota e o Canadá, até o retrofit do edifício federal EGWW, em Oregon, certificado pelo selo LEED Platinum, passando por um parque em Nova York, uma universidade no Arizona e um tribunal no Colorado.

Desenvolvido pelos arquitetos do escritório Mithun, o trabalho “Sustainability Treehouse” também venceu a competição e funciona como centro de observação e estudos da reserva florestal Bechtel, na Virgínia. Vigas de aço corten sustentam o volume de madeira de cinco pavimentos, que conta com painéis fotovoltaicos, turbinas de ventilação natural, ampla cisterna para armazenamento e utilização de águas pluviais, e um sistema de limpeza de água independente.

Confira os vencedores na galeria.