© Divulgação

Agora Minhocão contará com intervenção tática aos finais de semana

Em caráter experimental, desde o último sábado (1/5) novos mobiliários passam a compor a via, em São Paulo, a fim de estreitar a apropriação desse espaço pela população

A Prefeitura de São Paulo iniciou neste sábado (1/5) a instalação de bancos e tablados no Elevado Presidente João Goulart (o Minhocão) aos finais de semana, momentos em que permanece restrito ao fluxo de pedestres. A iniciativa acontece nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro e terá caráter experimental num primeiro momento, sob monitoria da Prefeitura para avaliar a receptividade dos equipamentos. O objetivo é tornar o local mais seguro e acessível à população.

A maior parte do mobiliário instalado é de assentos para acomodar e oferecer conforto aos que utilizam o espaço – trata-se de modelos dinâmicos, que poderão ser dispostos de diversas maneiras para atender melhor o público. O mobiliário ficará disponível aos sábados e domingos e será retirado em dias úteis, quando a via é aberta ao tráfego de veículos.

 

 

Sabe-se que a iniciativa busca seguir o conceito de ‘urbanismo tático’, termo urbanístico às intervenções que incentivam a população a se apropriar de determinados espaços urbanos a partir de projetos rápidos, reversíveis e de baixo custo, no primeiro momento. O método é expresso, com sucesso, em diversos locais do mundo, como Dinamarca, França, Espanha (Barcelona), Colômbia (Bogotá) e em Nova Iorque, na Times Square.

 

A valorização de espaços de convivência ao ar livre é uma das mudanças de comportamento nas cidades decorrentes da pandemia. Qualificar cada vez mais esses espaços urbanos é um dever dos gestores públicos diante da mais grave crise sanitária”, aponta o descritivo.

 

A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, é complementar à abertura de dois novos Centros Abertos que terão ligação, por meio de escadas, à parte superior do Elevado. Portanto, os locais não foram escolhidos aleatoriamente – por apresentarem áreas movimentadas e com poucas opções de assentos, lazer e possibilidades de transformação, a Praça Marechal Deodoro e o Terminal Amaral Gurgel, abaixo da via, receberam, no final de 2020, unidades do Programa Centro Aberto.

A operação e coordenação do Centro Aberto no Minhocão é feita pela SPTuris, a São Paulo Turismo. O trabalho inclui montagem e desmontagem do mobiliário urbano e dos equipamentos de lazer.

No local, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Centro também promove uma ação educativa de prevenção a Covid-19. Será montada uma tenda com uso de banners e faixas com frases para conscientização da população, além da oferta de álcool em gel para higienização das mãos e distribuição de máscaras aos participantes do evento.

Saiba mais na PROJETO

Novos acessos e Centros Abertos são implantados no Minhocão SP