A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), em colaboração com a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), lança o 1º Concurso Vida Urbana: Ideias para uma Transformação Urbana Sustentável, no contexto da iniciativa LAIF City Life e com o apoio da Comissão Europeia. O objetivo consiste em identificar propostas inovadoras que promovam transformações urbanas contribuintes para a melhoria da qualidade de vida de grupos em situação de vulnerabilidade em países latino-americanos da Ibero-América.
O foco da iniciativa é abordar o desenvolvimento urbano integral e inclusivo, centrado no lugar e nas pessoas. Busca uma visão integral e coletiva do território e de suas variáveis”, informa o descritivo.
O concurso está destinado, portanto, a encorajar o trabalho conjunto de equipes técnicas e comunidades locais para tornar visíveis problemas e dar voz à cidadania. Para participar, é necessário reunir uma equipe multidisciplinar – compostas por entre cinco e sete pessoas com diferentes perfis e especialidades – e apresentar soluções originais e inovadoras a partir de cinco aspetos transversais: espaciais, sociais, econômicos, ambientais e de governança.
Cada equipe deve ser constituída por, pelo menos, uma pessoa com cada um dos seguintes perfis:
- Profissional de arquitetura, planejamento urbano, engenharia civil ou semelhante;
- Líder da comunidade representante e residente da área que será objeto da proposta;
- Representante de uma ONG;
- Economista;
- Docente universitário de planejamento urbano, economia, sociologia ou outras disciplinas relacionadas.
Os interessados em participar devem inscrever-se gratuitamente na página www.concursovidaurbana.lat e preencher o formulário; apresentar um painel de formato A1 (59,4 x 84,1 cm) que descreva a proposta através de textos, imagens e gráficos – formato horizontal a 150 dpi em PDF com máximo de 10 MB -; incluir no formulário a documentação exigida sobre os integrantes da equipe. As três melhores propostas ganharão prêmios que as ajudarão a concretizar os projetos – serão 30 mil euros em prêmios.
Digno de nota, a Secretaria Geral Ibero-Americana é um organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa, Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.