Acervo de Mendes da Rocha é doado à Casa de Arquitectura de Portugal

A outra opção de resguardo consistia no encaminhamento do material à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Cais das Artes, projeto de Paulo Mendes das Rocha, Vitória (ES), 2006 (Imagem: Reprodução Acervo Paulo Mendes da Rocha)

 

Apesar de inúmeras tratativas de recebimento do acervo de Paulo Mendes da Rocha pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), nesta semana foi deliberada pelo arquiteto brasileiro a doação de seu material à instituição privada Casa de Arquitectura de Portugal.

Em nota divulgada pela FAUUSP, salvaguardar o acervo de seu professor emérito, desde os anos 1960, teria duplo significado: “Por um lado, a importância do material, nos seus próprios termos, e seu vínculo com a história desta instituição pública de ensino. Por outro integraria o maior acervo público de arquitetura, urbanismo e design (…)”, composto por materiais de Ramos de Azevedo, Dubugras, G. Warchavchik, Rino Levi, Jacques Pilon, Giancarlo Palanti, Carlos Milan, David Libeskind, Ícaro de Castro e Melo, Vilanova Artigas e, mais recentemente, incorporados os acervos de Eduardo de Almeida e do escritório de Cauduro e Martino, somando mais de 400 mil desenhos, aproximadamente 100 mil registros fotográficos e algumas centenas de objetos.

O conteúdo guardado pela instituição paulista é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes e promissores materiais de apoio à pesquisa científica, integrando os passos de graduandos a pesquisadores seniores e, a esse respeito, a FAUUSP pronuncia compromisso e “cuidado permanente”, envolvendo catalogação, higienização, restauro e digitalização do material, que pode ser conferido, em partes, na página de acervos da faculdade.

Ainda em nota, a FAUUSP sinaliza que mais de 40 profissionais depositaram confiança na instituição em guardar os registros de suas trajetórias profissionais e ampliar a difusão ao ensino e pesquisa de arquitetura, urbanismo e design.

Lamentamos a decisão de Paulo Mendes da Rocha, mas reafirmamos nosso compromisso com a pesquisa e a formação de novas gerações profissionais o que significa esforço permanente em ampliar e qualificar nossos acervos, garantindo sua permanente extroversão”.