Abertas as inscrições para o Prêmio Internacional Velux 2022

O concurso de ideias para estudantes de arquitetura segue a temática “Luz do Amanhã” e recebe inscrições até 1 de abril de 2022

 

O Prêmio Internacional Velux é um concurso bienal de ideias para estudantes de arquitetura que convida alunos de todo o mundo a criar projetos que investiguem o papel da luz natural no cotidiano. Endossado pela União Internacional de Arquitetos (UIA), desde 2004, a temática única das edições se guia pela “Luz do Amanhã”, a fim de que os participantes abordem experimentalmente o conceito na arquitetura, em questões de estética, funcionalidade, sustentabilidade e interação entre edifícios e meio ambiente.

Estão aptos para participarem os estudantes matriculados durante o ano letivo de 2021-2022, podendo se inscrever na plataforma VELUX até 1 de abril de 2022, gratuitamente.

As equipes de futuros arquitetos, assistidos por um professor de arquitetura de sua universidade, podem escolher entre duas categorias: ‘Luz do dia em edifícios’ e ‘Investigações à luz do dia’. O certame incentiva equipes multidisciplinares.

As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios:

  • Manejo da iluminação natural como premissa no projeto;
  • Como o projeto é pesquisado e documentado;
  • Como o projeto aborda os desafios contemporâneos e futuros;
  • Nível de experimentação e inovação; e
  • Apresentação gráfica geral do projeto;

 

Todos analisados pelo júri internacional composto pelos arquitetos Fuensanta Nieto (Espanha), Representante da UIA; John Ronan (Estados Unidos); Anupama Kundoo (Índia); Rainer Hofmann (Alemanha); e Martin Løkke (Dinamarca), que se reúnem em julho de 2022 para elencar os 10 vencedores de cada uma das cinco regiões membros da UIA, a saber: 1) Europa Ocidental; 2) Europa Oriental e Oriente Médio; 3) Américas; 4) Ásia + Oceania; e 5) África.

Dentre a pré-seleção, o júri escolhe cinco vencedores regionais, que passarão para a etapa final, apresentando seus projetos perante o júri no World Architecture Forum (WAF), realizado em Amsterdã, na Holanda. Nesta etapa, o júri determina os dois vencedores globais, que recebem o prêmio total em dinheiro de 30.000 €.

O Prêmio Internacional VELUX tem desfrutado de um número crescente de participantes desde seu início, em 2004. Já participaram mais de 10 mil estudantes, provenientes de mais de 800 universidades em todo o mundo. Mais informações em www.competitions-awards.uia-architectes.org.

 

Programação

1º de abril de 2022 Prazo de inscrições
15 de abril de 2022 Prazo para perguntas e abertura de submissões das propostas
15 de junho de 2022 Prazo de submissão das propostas
Julho de 2022 Reunião do júri e anúncio dos 10 vencedores regionais
Dezembro de 2022 Anúncio dos vencedores e exibição online