A revista PROJETO e você

Quais as expectativas, referências e aspirações profissionais nos anos iniciais da carreira dos arquitetos? Contam o contexto histórico e as realizações profissionais do momento, narrativa a que temos nos dedicado desde 1977, ano da criação da PROJETO. O panorama da arquitetura contemporânea brasileira a partir da nossa lente, assim, é o pano de fundo da série de 4 conversas com duplas de arquitetos que promoveremos no mês de junho.

Durante o mês de junho, a revista PROJETO e a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica) promoverão um ciclo de conversas sobre arquitetura contemporânea brasileira vista através das lentes das obras e assuntos publicados na revista desde a sua criação, em 1977. Divididos em quatro períodos de interesse (anos 80 e final dos anos 70; anos 90; primeira e segunda década dos anos 2000), cada encontro contará com a participação de uma dupla de arquitetos convidados e com a mediação de Fernando Mungioli (publisher da PROJETO) e de Simões Neto (jornalista da Anfacer e da Expo Revestir).

O primeiro encontro, promovido em 09 de junho no canal do Youtube da Anfacer (veja vídeo completo ao final da matéria), teve a participação de Roberto Loeb (LoebCapote Arquitetura e Urbanismo / FAU-Mackenzie, 1965) e de Jorge Königsberger (Königsberger Vannucchi Arquitetos / FAU-Mackenzie, 1971). O pluralismo arquitetônico característico dos anos 80 no Brasil, o avanço de questões profissionais no período (discussões dos planos diretores, leis do solo urbano, meio ambiente e patrimônio e os debates pela reformulação e melhoria do ensino da arquitetura e da engenharia) e obras icônicas da arquitetura brasileira contemporânea como o Sesc Pompéia (1986), de Lina Bo Bardi e o Centro Cultural São Paulo (1982), de Eurico Prado Lopes e Luiz Benedito de Castro Telles, são exemplos dos assuntos motivadores da conversa.

Os encontros acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de junho, sempre às 16 horas, no canal do Youtube da Anfacer. Em breve, divulgaremos a programação completa. Confira!