A nova era da revista PROJETO

Dando sequência às novidades iniciadas em outubro do ano passado, com a histórica edição 450 da revista, a PROJETO lança – em versão beta – sua nova plataforma online, que contará com todo acervo histórico da publicação, organizado por categorias e tipologias. Um verdadeiro tesouro da arquitetura brasileira.

A nova plataforma da revista PROJETO, um presente para a arquitetura brasileira, foi lançada em sua versão beta. Parte dos planos divulgados aos leitores da publicação desde outubro de 2019, o novo site chega para ser o veículo principal da Arco Editorial, empresa que há anos possui a missão de analisar e divulgar a produção arquitetônica nacional.

Em sua primeira fase, a nova plataforma www.revistaprojeto.com.br traz por volta de 60% do acervo histórico digital da revista, para consulta e pesquisas em qualquer dispositivo, fixo ou móvel, dividido por categorias principais: obras, projetos, entrevistas, artigos, entre outras. Ao longo do tempo, mais conteúdo histórico será acrescido simultaneamente à produção de novas matérias, até que 100% do acervo de 43 anos da PROJETO, mais 05 anos de jornal O Arquiteto, estejam presentes. O conteúdo de FINESTRA, revista que durante 21 anos acompanhou a evolução tecnológica da arquitetura de fachadas e coberturas no Brasil, também faz parte deste rico repertório. Temos aqui, até o momento, mais de 6.000 matérias publicadas.

Fomos pioneiros, em 1999, em publicar arquitetura na web, tempo em que a tecnologia não permitia grandes vôos de conteúdo na internet.  Com isso, podemos nos deparar com problemas técnicos, como ausência de imagens ou fotos em baixa resolução, mas nada que comprometa a importância do acervo que trazemos aos leitores. Entendemos que já tínhamos material suficiente para iniciarmos essa empreitada, um convite aos arquitetos publicados e aos nossos leitores para reverem clássicos consagrados, obras menos conhecidas, assim como entrevistas e artigos históricos. O lançamento de agora é o pontapé inicial de uma grande jornada.

De imediato, o leitor tem à sua disposição aproximadamente 300 entrevistas, mais de 350 artigos, 4.500 obras e projetos publicados nesse início, além de notícias e matérias especiais, identificáveis inicialmente por um sistema de buscas por categorias (obras, projetos, entrevistas, artigos, especiais, perfis, conteúdos de marca e matérias especiais) e por tipologias (inicialmente são 56 tipos de obras elencados). Em breve, no entanto, haverá outros filtros, como localidade e tamanho da obra, de modo a diversificarmos as opções para pesquisas profissionais, acadêmicas, novos projetos dos escritórios ou apenas a simples leitura de tão valoroso acervo.

O site terá, semanalmente, uma seleção de conteúdos abertos ao público, além do noticiário que se mantém aberto, perene, diário, como vinha sendo feito no antigo portal da editora, o ARCOweb, que deixa de existir e dá lugar ao novo site. Já o acervo completo tem acesso mediante assinatura mensal, com valor extremamente acessível, através de micropagamento recorrente, como ocorre nas plataformas de grandes veículos mundiais de jornalismo online e nas plataformas de streaming. A ideia, desde o início, foi basear o modelo nos grandes jornais, como New York Times, O Globo, Folha e Estado de São Paulo, que superaram as dificuldades e se atualizaram, garantindo jornalismo de qualidade aos leitores.

A segunda fase – já iniciada e com parte do conteúdo no ar –, trará as matérias publicadas antes de 1999, cujos textos e imagens estão sendo extraídos das próprias edições, tratados e rediagramados para a nova plataforma, de modo a permitir leitura em qualquer tipo de tela. Por fim, a terceira e última fase tratará da reformatação de conteúdos antigos importados via programação, sanando possíveis problemas técnicos de suas épocas de publicação.

A PROJETO mantém em seus planos o novo tripé de informação estabelecido em outubro passado: a nova plataforma inaugurada agora, o Anuário PROJETO, impresso, que já circula com suas 372 páginas e também pode ser adquirido online, além de outras edições impressas, especiais e não periódicas, que sairão conforme o movimento e produção do mercado. Continuamos, nestas mais de quatro décadas de existência, nos dedicando de corpo e alma à arquitetura brasileira e, com grande seriedade e competência, construindo um legado que passa a estar, agora, a um clique de distância do leitor. Convidamos a todos a se aventurarem nesta jornada conosco! E para aqueles que necessitarem de informações adicionais, basta acessar o formulário de contato do site. (Por Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO)