O Museu da Casa Brasileira abre no próximo sábado, 17 de fevereiro, a exposição internacional “Passagens – Espaço de Transição para a Cidade do Século XXI”. Idealizada pelo Instituto Cidade em Movimento (IVM), reúne fotos, vídeos e instalações que abordam alguns dos principais problemas e soluções urbanísticas encontradas em diversas metrópoles do mundo.
A mostra, que já passou por Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires, retrata as passagens, ou seja, pequenos espaços da mobilidade, como túneis, escadarias, passarelas e pontes, determinantes na qualidade dos deslocamentos a pé.
Distribuída em quatro áreas que tratam de diferentes aspectos, conceitos e evolução histórica do tema, a exposição destaca até 8 de abril as barreiras de infraestrutura que dificultam ou impedem a locomoção, as características dos locais de passagem como ligação, lugar e transição e os resultados dos concursos internacionais de projetos de arquitetura promovidos pelo IVM nos últimos quatro anos.
Visando estimular a interatividade, há uma instalação multimídia na parede, onde o visitante poderá “experimentar” a mobilidade em diversos contextos urbanos. Um mapa pontuará os projetos e ações do IVM em diferentes partes do mundo, como em Bangcoc, na Tailândia.
O público também será convidado a publicar em suas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter) fotos de passagens ou barreiras urbanas que encontram no cotidiano, usando a hashtag #mostrapassagens. Algumas dessas imagens serão selecionadas e exibidas em um monitor localizado no espaço expositivo.
Estão programadas ainda atividades educativas, como debates e apresentações, além da exibição de cinco curta-metragens sobre “passagens” na África.
Passagens – Espaço de Transição para a Cidade do Século XXI
Local Museu da Casa Brasileira
Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo (SP)
Abertura 17 de fevereiro, a partir de 14h30 (entrada gratuita na abertura)
Visitação Até 8 de abril (terça a domingo)
Horário 10h às 18h
Ingressos R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada); crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos; pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada. Gratuito aos fins de semana e feriados. Acesso para pessoas com deficiência.
Visitas orientadas (11) 3026-3913; [email protected]; www.mcb.org.br