A despedida de Ruy Ohtake (1938-2021)

Falecido no último sábado, 27 de novembro, o grande arquiteto e urbanista Ruy Ohtake perdura em corações, lembranças, curvas e cores icônicas edificadas no Brasil e no mundo!

A manhã do último sábado, 27 de novembro, foi marcada pela despedida do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, 83 anos, que deixou família, amigos e toda a classe arquitetônica nacional e internacional. Filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), Ruy herdou o brilhantismo inventivo de sua mãe e dedicou a vida ao fazer arquitetônico de maestria.

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1960, enveredou logo no ano seguinte para a abertura de seu escritório, na capital paulista, aplicando-se em projetos residenciais, edifícios comerciais e industriais. Mesmo que contemporâneo à escola paulista de arquitetura, Ruy se expressa através de curvas e cores inusuais ao movimento, mas presentes nos traços de Niemeyer, Aleijadinho e, sobretudo, no repertório criativo de sua mãe.

O arquiteto é autor de mais de 300 projetos nacionais, que brevemente pode-se citar o Instituto Tomie Ohtake, os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, todos em São Paulo.

Além deles, de grande relevância para o portfólio de Ruy está o Centro educativo-cultural e condomínio residencial do Heliópolis, na comunidade homônima situada na zona sul da capital paulista. A expressão do projeto é exemplo de sua fala (e crença) profissional: “Estou cada vez mais convicto de que a arquitetura deve servir para todos”, declarada à revista PROJETO, em 2019.

A seguir estão compiladas matérias publicadas pela PROJETO que se esforçam em demonstrar o exemplo de genialidade, maestria, arte, arquitetura, simplicidade e pessoa que Ruy Ohtake – para nós também grande amigo – deixa como legado.

 

  1. Perfil: Ruy Ohtake

 

 

  1. Ruy Ohtake: Embaixada do Brasil, Tóquio

 

 

  1. Ruy Ohtake: Centro Cultural Cunha Bueno, Palmital, SP

 

 

  1. Ruy Ohtake: Torre Pedroso de Moraes (Ohtake Cultural), São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake: Hotel Unique, São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake: Centro educativo-cultural e condomínio residencial, São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo: Centro cultural, Jacareí, SP

 

 

  1. Ruy Ohtake: Parque da Cidade, Mogi das Cruzes (SP)

 

 

  1. Entrevista: Rodrigo e Ruy Ohtake

 

 

  1. Ruy Ohtake: Unique Garden, Mairiporã (SP)

 

 

  1. Ruy Ohtake: Edifícios Triumphe e Tomie Ohtake, e conjunto Portal da Cidade, São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo: Terminais de transporte público Expresso Tiradentes, São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, São Paulo

 

 

  1. Ruy Ohtake: George V Residence, São Paulo