44º ENSA debate Arquitetura e Urbanismo nas periferias do mundo

O Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo acontece de 30 de novembro a 6 de dezembro e promete discutir o tema central a partir da reunião de profissionais de diversos estados do país. Participe!

O 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) ocorre, em formato on-line, dentre os próximos 30 de novembro a 6 de dezembro para discutir acerca do tema “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”. Organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o evento virtual traz uma programação diversa que contempla, para além do impacto da Arquitetura e Urbanismo no planejamento das cidades, as condicionantes advindas da pandemia como influente sobre a vida de todos, além de buscar alinhamento de estratégias de atuação da federação e sindicatos para o próximo ano.

Será o momento para discutirmos alternativas para o futuro, num enfrentamento ao corte de verbas para áreas fundamentais como habitação, saúde e saneamento, educação e cultura, além de marcar nossa posição com identidade de classe, em favor da democracia e em defesa das políticas públicas para redução das desigualdades”, afirma a presidente da FNA, Eleonora Mascia.

O encontro, que seria sediado na cidade do Rio de Janeiro este ano e foi reformulado para se adaptar ao formato digital, terá sua mesa de abertura na próxima segunda-feira (30/11) , às 19h, a ser conduzida pela presidente Eleonora Mascia e pelo vice-presidente da FNA, Ormy Hütner, além dos convidados especiais, o economista social brasileiro e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor, autor de “O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais”, e a arquiteta e urbanista Mestre e Doutora em Filosofia Silke Kapp, da Faculdade de Arquitetura  e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (FAU/UFMG).

Além de inovar-se para transmissão on-line, uma das novidades desta edição consistem em apresentações culturais de arquitetos e urbanistas para fundamentar o Sarau Cultural. Entre os nomes confirmados, destaca-se a participação de Ângelo Arruda, poeta, compositor e arquiteto que fará o lançamento oficial de seu mais novo projeto autoral, o CD ‘Régua e Compasso’.

A programação do ENSA neste ano estará concentrada no turno da noite, a partir das 18h, abrindo todos os dias com o quadro ‘Experiências e Políticas dos Sindicatos’, espaço destinado aos relatos das entidades filiadas à FNA. Além dos debates sobre a profissão de arquiteto e urbanista, o ENSA aborda temas em foco, como arquitetura social, patrimônio cultural, balanço do pleito municipal, participação dos arquitetos e urbanistas no Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU), bem como da organização para o Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2021), previsto para se realizar em julho de 2021, no Rio de Janeiro.

A agenda também promete a entrega do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2020, programados para a noite de sexta-feira (4/12), às 19h30. Neste ano, os agraciados são a Maria Inês Sugai, eleita a Arquiteta e Urbanista do Ano [leia mais em Revista PROJETO: Maria Inês Sugai é eleita Arquiteta e Urbanista do Ano pela FNA], e o projetos Salve Natal, Paraná Contra a Covid-19 e Gentileza Urbana, ganhadores do Prêmio FNA 2020 [leia mais em Revista PROJETO: Conheça o resultado do Prêmio FNA 2020]. Logo após, será promovida a segunda noite do Sarau Cultural, com diversas manifestações artísticas.

Destaques da programação

30.11 (segunda-feira)

19h – Mesa de abertura “O Trabalho Transforma o Espaço: Arquitetura e Urbanismo nas Periferias do Mundo”
Mediação Eleonora Mascia e Ormy Hütner (FNA)
Convidados Silke Kapp (FAU/UFMG) e Ladislau Dowbor (economista social, autor de ‘O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais’)

20h30 – Lançamento do projeto ‘Régua e Compasso’, do Arquiteto Ângelo Arruda

 

1.12 (terça-feira)

19h – As cidades em tempos de pandemia: os riscos são iguais para todos?
Mediação Ormy Hutner (FNA)
Convidados Nilton Bahlis(Fiocruz), Fernando Pigatto (CNS) e Valeska Peres Pinto (FNA)

 

2.12  (quarta-feira)

19h – Novas formas de produção, outras arquiteturas sociais?
Mediação Patryck Carvalho (FNA)
Convidados Ion de Andrade (BrCidades), Malu Refinetti (FAU/USP) e Mariana Bontempo (Arquitetos DF)

 

3.12 (quinta-feira)

19h – Software Livre para Arquitetura e Engenharia – Lançamento do Projeto Solare
Mediação Danilo Matoso (FNA)
Convidados Yorik van Havre (FreeCad) e Francieli Schallenberger (FENEA)

20h30 – Os Sindicatos e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro
Mediação Danilo Matoso (FNA)
Convidados Nivaldo Andrade (coordenador do Fórum do Patrimônio) e Inês Martina Lersch (coordenadora Adjunta do Fórum do Patrimônio)

 

4.12 (sexta-feira)

19h30 – Entrega do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020
Mediação Fernanda Lanzarin (FNA)

20h30 – Sarau Cultural

 

5.12 (sábado)

9h30 – Mudanças no Mundo do Trabalho e a Atuação dos Sindicatos
Mediação Eleonora Mascia (FNA)
Convidados Lucia Garcia (Dieese), Sergio Nobre (CUT), Roberto Freire (FISENGE), Sérgio Takemoto (FENAE) e Dr. Eymard Loguercio (LBS Advogados/Rede Lado-Declatra)

11h – Análise sobre as Eleições do CAU, Comissão Eleitoral e participação das entidades no CEAU
Mediação Cicero Alvarez (FNA)
Convidados Daniela Sarmento (SC), Eduardo Fajardo (MG) e Valter Caldana (IES)

15h – Balanço das Eleições Municipais e perspectivas para gestão das cidades – ‘Carta Aberta à Sociedade e aos(às) Candidatos(as) nas Eleições Municipais – Um Projeto de Cidades Pós-pandemia’
Mediação Eleonora Mascia
Convidados Entidades do CEAU e candidatos(as) convidados(as)

16h30 – Apresentação do documentário “Fio da Meada”, do cineasta Silvio Tendler.
Mediação Edinardo Lucas (FNA)

17h45 – Debate com os realizadores Silvio Tendler, Marcelo Firpo e Marina Fasanello.

 

6.12 (domingo)

9h – Mobilização para o Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021
Mediação Jeferson Salazar (FNA)
Convidados Maria Elisa Baptista (IAB), Cid Blanco (Comissão de Acompanhamento dos ODS da UIA) e Sérgio Magalhães (Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos)

10h30 – Plenária Geral (FNA e Sindicatos)
Coordenação Eleonora Mascia e Carin D’Ornellas (FNA)

14h – Encerramento do 44º ENSA-digital

 

44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA)
Data
30 de novembro a 6 de dezembro
Local transmissão via canal YouTube da FNA
Acesso livre e gratuito