Paulo e Joana Mendes da Rocha no documentário Tudo É Projeto (Foto: frame retirado do filme)

44ª Mostra Internacional de Cinema: assista a filmes premiados

O Itaú Cultural promove gratuitamente a exibição de cinco longas-metragens nacionais premiados em edições anteriores da Mostra, dentre eles o título “Tudo É Projeto”, que tematiza vida e obra de Paulo Mendes da Rocha

Começa amanhã (21/10) a exibição gratuita pelo Itaú Cultural de cinco longas-metragens nacionais anteriormente premiados pela Mostra Internacional de Cinema que, neste ano, encontra-se em sua 44ª edição. O período expositivo se estende até o próximo 4 de novembro e acontece via site da instituição.

Para esta seleção, foram escolhidos os títulos:

  1. Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé;
  2. Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira;
  3. Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga;
  4. Tudo É Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano; e
  5. Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado.

Com destaque para “Tudo É Projeto”, produzido por Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano, o documentário aborda vida e obra de Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro de maior renome na atualidade. Por meio de uma série de entrevistas à sua filha, Joana, ele conta sua história, expondo reflexões sobre urbanismo, natureza, humanidade, arte e técnica que lhe renderam o Prêmio Pritzker, em 2006, considerado o Nobel da Arquitetura. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana permanece como fio condutor da abordagem do longa.

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 06/2013), o título estreou em São Paulo na 41ª Mostra Internacional de Cinema, em 2017, após as pré-estreias em Portugal, ocorrida no ano anterior, e brasileira no Festival do Rio no início do mês de outubro de 2017.

O longa-metragem foi produzido com exclusividade para o Curta!, pela Olé Produções, com o apoio da Casa da Arquitectura portuguesa e coprodução da Opa!. Além das exibições citadas, “Tudo É Projeto” também já garantiu apresentações em diversos festivais europeus, como Archictecture Film Festival Rotterdam, Lund International Arquiteturas Film Festival em Lisboa, Milano Design Film Festival e Istanbul International Architecture and Urban Films Festival.

Confira o trailer

 

Sabe-se ainda que a programação gratuita da 44ª Mostra também inclui filmes exibidos no Sesc Digital e na Spcine Play. Não perca!

Conheça os enredos dos demais títulos selecionados para a exibição especial e acompanhe a programação.