Livro Lina Bo Bardi terá 4ª edição lançada na Casa de Vidro

A obra sobre a arquiteta ítalo-brasileira foi reeditada para comemorar os 25 anos de sua primeira publicação

(Imagem: Divulgação / Instituto Bardi/Casa de Vidro)

 

No próximo sábado (26 de maio), às 11h, o Instituto Bardi/Casa de Vidro, situado na zona sul de São Paulo, lança a quarta edição do livro “Lina Bo Bardi”. Esgotada desde 2010, a obra comemora 25 anos de sua primeira edição, publicada pela Romano Guerra Editora em 1993 –  um ano após o falecimento da arquiteta ítalo-brasileira.

O livro é organizado por Marcelo Ferraz, arquiteto que colaborou com Lina em seus projetos por 15 anos. Para ele, a publicação é uma fonte primária de pesquisa e apreciação e permanece atual e instigante. 

“Lina Bo Bardi” traz um panorama do legado e pensamento de Lina, por meio de textos, desenhos e fotografias. Ainda apresenta a arquiteta de maneira realista, sem mistificações. “A obra de Lina é referência obrigatória para aqueles que veem na arquitetura a possibilidade de lutar por um mundo mais justo e confortável”, comenta Ferraz. 

O designer gráfico da primeira edição do livro, Victor Nosek, conta que, através de uma nova tecnologia de digitalização de imagens, foi possível preservar a escrita e a identidade visual da obra ao reproduzir o conteúdo das edições anteriores. Nosek também foi responsável pelo desenvolvimento de uma nova capa para a atual publicação – fotografada por Nelson Kon, essa revela um detalhe do jardim vertical projetado por Lina para o Palácio das Indústrias, sede da prefeitura de São Paulo, em 1990.

Viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Imprensa Oficial do Estado – Secretaria da Cultura e apoio da EDP, a reedição do livro marca, ainda, a mudança na razão social do Instituto Bardi, fundado em 1990 por Lina Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi, como Instituto Quadrante.

Lançamento da 4ª edição do livro “Lina Bo Bardi”
Local Instituto Bardi / Casa de Vidro
Endereço Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo (SP)
Data 26 de maio de 2018 (sábado)
Horário 11h às 15h