3º Prêmio Oscar Niemeyer inclui três brasileiros entre os finalistas

A seleção composta por 20 projetos destaca obras dos escritórios nacionais SPBR Arquitetos, Estúdio 41 e messina | rivas, que competem agora na etapa final da disputa latino-americana

Da esquerda para a direita: Estação Antártica Comandante Ferraz, Estúdio 41; Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, SPBR Arquitetos; e Capela Ingá-Mirim, messina | rivas (Imagens: na ordem Eron Costin, Nelson Kon e Federico Cairoli)

 

O júri do Prêmio Oscar Niemeyer apresentou, neste mês de outubro, os 20 finalistas que seguem para a última etapa do certame (quando enfim serão conhecidos os vencedores desta terceira edição), dentre os quais integram os três brasileiros: Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41, Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, assinado pelo SPBR Arquitetos, e Capela Ingá-Mirim, do escritório messina | rivas.

Após a primeira seleção nacional, anunciada em meados de julho deste ano, 20 obras brasileiras haviam passado para a etapa de concorrência nível latino-americana – a primeira fase do ‘Prêmio ON2020’ ou ‘Prêmio ON-03’ -, que, de acordo com o edital, estariam aptos para a pré-seleção somente os projetos finalizados entre  2018 e 1º de maio de 2020, edificados em território brasileiro e assinados por profissionais nacionais ou de outro país, excluindo obras de Design de Interiores, Planejamento Urbano, Design Urbano e/ou Paisagem, Restauração ou Reabilitação do Patrimônio.

Tal grupo preliminar recebeu julgamento pela comissão designada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) composta por arquitetos e urbanistas das várias regiões do país, a saber: Fabiano Melo (curadoria geral e vice-presidência do IAB); Marcos Cereto (Região Norte); Bruno Braga (Região Nordeste); Melyna Gonçalves e Rafael Mielnik (Região Sudeste); Thiago Andrade (Região Centro-Oeste); Aníbal Verri (Região Sul).

Na atualização deste mês de outubro, portanto, três dessas 20 obras nacionais compõem a lista dos 20 finalistas latino-americanos, esses últimos já em processo de julgamento pelo Comitê Internacional de Jurados para o Prêmio ON, formado por Diane Gray, César Shundi Iwamizu, José Luis Cortés, Juan Articardi, Isaac Broid e Carlos Bedoya, cujo pronunciamento final está marcado para o próximo 18 de novembro no âmbito da Bienal de Arquitetura de Quito 2020 (BAQ2020).

Finalistas Prêmio ON-03

  1. Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41 (Brasil)
  2. Capela Ingá-Mirim / messina | rivas (Brasil)
  3. Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo / SPBR Arquitetos (Brasil)
  4. Edifício Bonpland 2169 / Adamo Faiden (Argentina)
  5. Edifício Pueyrredón 1101 / Estudio Pablo Gagliardo (Argentina)
  6. Nova Prefeitura de Nancagua / Beals Lyon Arquitectos (Chile)
  7. Escola rural pivadenco / MAPAA + DUQUE MOTTA (Chile)
  8. Edifício de salas de aula UDEP / BARCLAY&CROUSSE Architecture (Peru)
  9. A Comuna / Natura Futura Arquitectura + Frontera Sur Arquitectura (Equador)
  10. Casas del Ciprés / SurrealEstudio (Equador)
  11. Fundação Santa Fe de Bogotá / El Equipo de Mazzanti (Colômbia)
  12. Escola Rural Produtiva / Bachillerato Rural Digital No.186 + Comunal Taller de Arquitectura (México)
  13. Residência Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org (México)
  14. Casa Oito Vigas / Covachita Taller de Arquitectura (México)
  15. Escola Bancária e Comercial Guadalajara / Ignacio Urquiza, Bernardo Quinzaños, Centro de Colaboración Arquitectónica + Rodrigo Valenzuela Jerez + Camilo Moreno (México)
  16. Centro Cultural e Museu Juan Soriano / JSa (México)
  17. Casa Avándaro / Manuel Cervantes Estudio (México)
  18. Casa em Ocuilan / Rozana Montiel Estudio de Arquitectura (México)
  19. Centro de Bioengenharia ITESM campus Querétaro / ST-AC Studio de Arquitectura y Ciudad (México)
  20. Casa Erasto / Vertebral (México)

A respeito, o Arquiteto Diretor Executivo da REDBAAL e do Prêmio ON-03, Handel Guayasamin, comenta publicamente:

“A Terceira Edição do Prêmio ON-03 nos leva a uma viagem extraordinária pela produção arquitetônica latino-americana que dia a dia floresce de suas raízes indígenas e cresce em sua vigorosa miscigenação africana, europeia, asiática e global.

Uma arquitetura que soube condensar o popular e a academia, a tradição e a cultura, sempre agindo em crise e muitas vezes com falta de recursos, inventando respostas espaciais e urbanas às encomendas e motivações públicas ou privadas. Arquitetura resolvida a partir da solidão do autor, da equipe multidisciplinar do escritório ou de grupos de jovens arquitetos e estudantes comprometidos com a sociedade e o ofício.

Na Terceira Edição do Prêmio ON 2020, foram apresentados 101 projetos anteriormente premiados nas bienais de seus respectivos países. Depois de um árduo e complexo trabalho, nosso Comitê Internacional de Júris definiu os 20 projetos selecionados que hoje são expostos, entre os quais estão os vencedores desta edição.

Se pararmos para analisar esta seleção, encontramos obras que pertencem a 7 países, o que nos falam sobre o surgimento da boa arquitetura em novos territórios (Equador, Peru, por exemplo). Também encontramos projetos de escritórios de arquitetura de prestígio (Kalach, Mazzanti, Bucci, Barclay & Crousse, por exemplo), bem como novos estúdios e particulares (MAPAA, Estudio 41, Messina-Rivas, Gagliardo, Núñez, por exemplo); e coletivos jovens com profissionais que respondem a problemas há muito adiados (Natura Futura, Comunal, Montiel, Guillén, por exemplo).

Verificamos os rigores do oficio ao resolver uma diversidade de demandas tipológicas: Equipamentos culturais (Museu Juan Soriano, Fundação Santa Fé, por exemplo); Edificações educacionais e de pesquisa (Sala de Aula Piura, Escola Bancária e Comercial, Centro de Bioengenharia, Escola Rural Pivadenco, Escola Rural Produtiva, Estação Antártica, por exemplo); Edifícios e complexos habitacionais (Bonpland 2169, Pueyrredón 1101, Casas del Ciprés, por exemplo); Moradias unifamiliares (Erasto, 8 Vigas, Avándaro, por exemplo); Habitação de interesse social (Habitação em Ocuilan, Casa Melani, por exemplo); Equipamentos de saúde, religiosos, administrativos, comunitários (Hospital Público de Urgência, Capela Ingá-mirim, Prédio Municipal de Nancagua, La Comuna, por exemplo).

Por fim, admiramos a qualidade arquitetônica de todos os projetos apresentados e selecionados que mostram que a arquitetura latino-americana é responsável em relação ao seu contexto social, cultural, urbano ou natural. Também é capaz de resolver programas complexos, mas ao mesmo tempo é capaz de nos afetar emocionalmente com sua materialidade, seus volumes, seus detalhes e sua poética”.

 

Concedido bienalmente, o Prêmio Oscar Niemeyer é uma iniciativa da Rede Bienal da Arquitetura da América Latina (REDBAAL) e possui endosso da Fundação Oscar Niemeyer, com o objetivo de destacar, a cada edição, o melhor da produção arquitetônica latino-americana no contexto internacional.