Nesta segunda-feira, 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus, instituições que estão tendo que se reinventar em época sombria para a cultura; especialmente no Brasil, por questões políticas, e no mundo em geral, em decorrência da inatividade causada pela pandemia do coronavírus. Muitas mostras foram interrompidas ou adiadas, é verdade, mas tantas outras – temporárias ou permanentes – ganharam edições online e de acesso gratuito.
A data comemorativa foi criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e, no Brasil, está sendo realizada a partir de hoje, até 24 de maio, a 18ª Semana de Museus. Trata-se de uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que, voltada para todos os públicos, é centrada no tema definido pelo ICOM para este ano: “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”. Há uma ampla gama de ações online, é claro!
Neste contexto, o Instituto Moreira Salles (IMS) convida a todos para conhecer o programa Afinidades IMS, onde funcionários e colaboradores do instituto – que tem na fotografia o cerne do seu acervo – expressam, em videos, os seus pensamentos sobre as obras do instituto e as arquiteturas das suas sedes. Trata-se de um mosaico de leituras variadas, onde se pode cotejar, por exemplo, aspectos específicos da criação de determinado autor com as impressões cotidianas de quem trabalha na manutenção dos edifícios do instituto.