Madeira com zíper torce o padrão 2x4 para criar novas formas (Foto: Blair Satterfield)

14º Prêmio Anual R + D elege projetos de diferentes vertentes

Nesta edição, foram escolhidos sete trabalhos que dizem respeito aos campos do design, urbanismo, arquitetura e, principalmente, tecnologia construtiva

Em fevereiro, o Prêmio Anual R + D anunciou a chamada internacional de empresas de design, pesquisadores, estudantes, fornecedores, startups e outros relacionados ao setor construtivo com a intenção de buscar avanços aplicados a distintas escalas da arquitetura – incluindo design, sistemas construtivos, produtos e ferramentas digitais, entre outros.

Diferente do tradicional, a premiação não foca apenas nos resultados das propostas, mas valoriza o rigor e a persistência que estão por trás das soluções apresentadas aos inúmeros problemas, necessidades e oportunidades relativas a cada setor.

Nesta 14ª edição, foram escolhidos sete trabalhos em meio às 90 inscrições recebidas. Instigantes e promissores para ambientes construídos mais equitativos, os projetos são capazes de “enfrentar problemas comuns e atuais no mundo ao usar dados para ajudar na tomada de melhores decisões para a humanidade”, pontua McDowell, integrante do júri ao lado KP Reddy e Ming Thompson. A seleção final é composta justamente por propostas que dizem respeito aos campos do design, urbanismo, arquitetura e, principalmente, tecnologia construtiva – todos aplicados sobretudo ao nicho da sustentabilidade.

Confira as propostas vencedoras: