13ª BIA SP e Vitruvius lançam Preâmbulo

Até o próximo 30 de junho, a ação conjunta recebe artigos, textos ensaísticos, desenhos e projetos que estejam ligados à ideia central da 13ª Bienal, a Reconstrução, bem como a seus demais eixos temáticos

No último 30 de março, a Coordenação Educativa da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e o portal Vitruvius lançaram Preâmbulo, uma chamada aberta para artigos, textos ensaísticos, desenhos e projetos que reflitam a provocação central da 13ª Bienal, a Reconstrução, além de seus cinco eixos temáticos: Democracia, Corpos, Memória, Informação e Ecologia. As submissões podem ser feitas até o próximo 30 de junho.

O objetivo do projeto Preâmbulo é alavancar análises, críticas e registros dos espaços urbanos e arquitetônicos a partir das provocações da 13ª Bienal, bem como fortalecer seu eixo educativo e a aproximação com as universidades. Na parceria com o IABsp, o portal Vitruvius publicará as colaborações aprovadas nas revistas Arquitextos, Entrevista, Minha Cidade, Arquiteturismo, Resenhas Online e na seção Rabiscos.

Preâmbulo é uma aproximação inicial, uma espécie de registro de pensamentos que perambulam em busca de horizontes, um movimento que precede a Bienal e que poderá contribuir na constituição e sedimentação do seu corpus. O desejo que o anima é fomentar uma discussão da cultura urbana e arquitetônica não restrita ao evento, mas que seja ampliada no tempo, no território e nos processos colaborativos”, segundo a Diretora de Ensino do IABsp, Mariana Wilderom.

A chamada aberta convida arquitetas, arquitetos, urbanistas e todos aqueles que, direta ou indiretamente, desenvolvam trabalhos e pesquisas em áreas contíguas. As colaborações serão encaminhadas para uma Comissão Científica de pareceristas de todo o país.

Os materiais devem seguir as normas específicas de cada revista ou seção, conforme as informações contidas no portal Vitruvius (vitruvius.com.br/revistas/norms), e serem enviados exclusivamente pelo e-mail [email protected], até 30 de junho de 2021, às 23h59 (horário de São Paulo). Mais informações constam em vitruvius.com.br/jornal/events/read/2149.

Concebida pelo IABsp, a 13ª edição da Bienal, prevista para 2022, parte de Reconstrução para levantar debates que reajam aos desafios decorrentes da crise gerada pela pandemia de Covid-19, considerando reflexões e propostas que apontem para práticas sociais e arranjos urbanos-arquitetônicos inovadores, bem como as possibilidades que se apresentam neste novo cenário.

Saiba mais na revista PROJETO

IAB-SP: atualizações na programação da 13ª BIA

IAB-SP: saiba como foi o 1º debate preparatório para a XIII BIA de São Paulo

IAB-SP: saiba como foi o 2º debate preparatório para a XIII BIA de São Paulo

IAB-SP: confira na íntegra o último debate preliminar à XIII BIA de SP

Entrevista – Sabrina Fontenele, sobre a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2022)