13ª BIA SP: Chamada aberta para exposição Produções Insurgentes

Até o próximo 15 de novembro recebe-se trabalhos em diversas linguagens, que contemplem questionamentos, indagações, reflexões ou propostas conectados, principalmente, à relação corpo-território pelo viés de seus apagamentos e resistências em múltiplos desdobramentos

Em continuidade à prática iniciada na última Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) abre a chamada de trabalhos para reunir propostas na exposição Produções Insurgentes, a compor a 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (13ª Bienal), que acontecerá de 21 de maio a 10 de julho de 2022, na capital paulista.

Os trabalhos deverão ser produções que estabeleçam reflexões e propostas a formas de opressão, históricas ou recentes, com trabalhos que prevejam diferentes técnicas construtivas, tecnologias acessíveis, práticas alimentares, apropriações coletivas de espaços, processos participativos de gestão coletiva; cosmovisão e ontologias, práticas de preservação ou reconstituição ambiental, reflexões e proposições de políticas públicas inclusivas, propostas de ocupações e apropriações comuns nos territórios.

A inscrição segue aberta até o próximo 15 de novembro e nela deverá constar a documentação completa solicitada no edital, em português, espanhol ou inglês, sendo aptos os proponentes como indivíduos ou coletivos de qualquer nacionalidade ou país de residência.

As propostas deverão atender aos requisitos do edital e serão avaliadas pelo júri nos seguintes critérios:

a) inteligibilidade e coerência;
b) conceito do trabalho (originalidade, pertinência, relevância);
c) aderência aos temas da 13ª Bienal;
d) exequibilidade do trabalho;
e) relevância e consistência crítica do trabalho proposto;
f) potencial de comunicação e disseminação da cultura arquitetônica e urbanística;
g) possibilidades colaborativas e interdisciplinares;
h) representatividade da equipe em gênero, idade, raça, etnia e região (Sul Global, América Latina e regiões do Brasil).

 

Sabe-se que para a 13ª BIA abriu-se um Concurso Internacional de Co-Curadoria, que teve como vencedora a proposta da equipe Travessias, formada por nove integrantes brasileiros de diversas áreas de atuação e que, ao lado da curadora residente, Sabrina Fontenele, vêm pensando a edição atual. [Confira matéria completa na revista PROJETO].

O edital do IABsp lançou como provocação inicial a temática da reconstrução, tendo como cenário as intensas transformações nos espaços e dinâmicas sociais trazidas pela pandemia de COVID-19. E, para fundamentar esta reflexão, foram propostos os seguintes eixos norteadores preliminares: democracia, corpos, memória, informação e ecologia.

O recorte curatorial aventado pela equipe Travessias entende que a pandemia de COVID-19 reforça desigualdades socioespaciais que já se estabeleciam no país e em esfera global. Partindo dessa perspectiva, a ideia de reconstrução em debate lança uma reflexão sobre as dinâmicas inerentes à produção dos espaços.

Compreende, dessa forma, que essas são estruturas marcadas pela fragmentação, pelas descontinuidades e pelas simultaneidades, tanto físicas quanto simbólicas, cujas origens estão enraizadas nos violentos processos de colonização e são marcadas por desigualdades e apagamentos históricos, que provocam inúmeras manifestações de opressão – como o racismo, o sexismo, o capacitismo e a colonialidade – no Brasil e em diversos territórios pelo mundo.

 

Cronograma

6/11 Lançamento da Chamada Aberta Produções Insurgentes

5/12 Divulgação nomes do Júri

15/12 Prazo Final para Inscrição na Chamada Aberta Produções Insurgentes (até às 23h59 – horário de Brasília, GMT – 03)

20/12 Divulgação da lista de propostas deferidas e indeferidas

27/12 Data limite para interposição de recursos

24/1/22 Divulgação das propostas selecionadas

29/1/22 Data limite para interposição de recursos

31/1/22 Divulgação das propostas selecionadas para recebimento do financiamento

4/2/22 Data Limite para a desistência de propostas que não receberem financiamento

 

Acesse

Edital completo

Edital completo (espanhol)

Inscrição

www.bienaldearquitetura.org.br