ZK Arquitetos Associados: Terminal Alvorada, Rio de Janeiro

Veículos que circulam pela Transoeste e pela Transcarioca, corredores do sistema BRT (sigla em inglês para bus rapid transit), chegam e partem do terminal de ônibus Alvorada, cuja remodelação foi feita a partir de projeto do escritório ZK. Localizado na interseção das avenidas das Américas e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, o equipamento tem como elemento mais impactante o origami metálico que faz parte de sua cobertura.

Construído na década de 1980 para receber as linhas de ônibus que ligavam os aeroportos do Rio de Janeiro, a região central e bairros da zona sul a Curicica e Vargem Grande, na zona oeste da cidade, o Terminal Alvorada foi – pouco mais de três décadas depois de sua inauguração – objeto de uma reformatação arquitetônica e funcional. O objetivo era, sobretudo, torná-lo apto a receber os veículos de maior porte que atendem os corredores Transoeste e Transcarioca, vias do bus rapid transit (o BRT, sistema de transporte por ônibus que conduzem até 145 passageiros e trafegam em vias exclusivas), e dar conta do consequente aumento no fluxo de usuários. Com a inclusão do BRT nos planos de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, foi necessário mais um redesenho do sistema viário do Alvorada, que, segundo estimativas, passaria a receber diariamente cerca de 600 mil passageiros.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante