Zimbres Arquitetos Associados: Teatro Unimep, Piracicaba (SP)

O Teatro Unimep era apenas mais um item do programa de obras da Universidade Metodista de Piracicaba para o triênio 1996/98, até que o arquiteto Paulo Zimbres e sua equipe apresentaram um estudo preliminar. O projeto deixou a comunidade acadêmica admirada e a construção ganhou prioridade. O entusiasmo tinha motivo: inserido com habilidade no campus, o prédio tem uma beleza cativante, com suas formas cilíndricas revestidas por tijolos aparentes - historicamente empregados em edifícios da cidade e da Unimep. Aliado a estruturas metálicas, brises de alumínio e pele de vidro, o material participa de um jogo que revela compromisso com o tradicional e o contemporâneo.

Autor do Plano Diretor Físico do Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no interior paulista, o arquiteto Paulo Zimbres desenvolveu uma planta geral que mostrava uma rede de espaços públicos de domínio dos pedestres. Nessa organização, a praça principal se destacava por reunir o prédio da reitoria e a biblioteca central – esta também projetada pelo escritório de Zimbres (PROJETO DESIGN 181, dezembro de 1994). Mais duas construções deveriam ser ali edificadas: uma capela e um grande auditório. Completavam o programa de obras do campus a escola de educação física e uma galeria de lojas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante