Wilson Pinto: Centro de visitantes e Porto do Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado no oeste do Paraná, recebeu em dezembro último duas novas construções - um centro de visitantes e o porto Canoas -, ambas concebidas pelo arquiteto paranaense Wilson Pinto. As edificações fazem parte do plano de revitalização do parque, financiado pela empresa Cataratas do Iguaçu, consórcio vencedor da licitação pública para exploração da gleba até 2015.

As cataratas do Iguaçu – a maior queda do mundo em volume de água – situam-se em uma reserva de 185 mil hectares e são um dos pontos mais visitados do Brasil, recebendo cerca de 800 mil pessoas anualmente. O centro de atendimento aos visitantes possui aproximadamente 3 mil metros quadrados e estacionamento para 670 automóveis e 200 ônibus. Estruturada com troncos de eucalipto, a edificação configura-se como um grande pavilhão, coberto por telhado de quatro águas, com bilheterias, lojas, sala de exposições, cinema e administração. A modulação dos pilares forma planta livre em grande parte da construção, onde foram utilizadas cores fortes que contrastam com a mata. Em frente ao pavilhão, há uma praça marcada por um espelho d´água cuja forma lembra um cocar indígena. Uma cobertura curva, de raio igual  ao do espelho, cria um percurso entre a plataforma de recepção e o pavilhão. Um portal em arco marca a chegada ao conjunto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante