Walfredo Balistieri: Ginásio esportivo – Blumenau, SC

Cobertura com viga treliçada circular. Conhecido pela população de Blumenau como Galegão, o ginásio esportivo da cidade ganha cobertura com telhas metálicas duplas e acabamentos com painéis de alumínio composto. Para isso foi criada uma estrutura com viga treliçada circular, apoiada nos quatro pilares de concreto da construção, erguida na década de 1960.

Apelidado de Galegão por causa da origem germânica da população de Blumenau, em Santa Catarina, o Ginásio de Esportes Sebastião Cruz teve sua construção iniciada em 1968, mas o projeto (1967) do arquiteto Egon Belz não chegou a ser finalizado na época. Uma cobertura metálica plana, sem estilo arquitetônico definido, foi utilizada durante muito tempo. Nos últimos sete anos, o ginásio ficou abandonado e interditado pelo risco que o fechamento provisório oferecia. A recuperação do ginásio foi determinada pelo titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), Walfredo Balistieri, e culminou, em novembro de 2007, com o projeto de reforma e adequação da proposta original.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante