Estádio Olímpico de Montjuïc, Barcelona (Foto: M. Jodice)

Vittorio Gregotti: A identidade dos estádios

Texto: Vittorio Gregotti / Projetos: Gregotti Associados / Obras: Estádio Olímpico de Montjuïc, Barcelona, Espanha; Estádio Luigi Ferraris, Gênova, Itália; Estádio em Nimes, França; Estádio Cidade de Roma, Itália.

Depois de termos sido encarregados, junto com o grupo Corma, de Barcelona, de projetar o Estádio Olímpico de Montjuïc, naquela cidade (após concurso vencido em fevereiro de 1984), encarregaram-nos de projetar outros três estádios: em Gênova, Nimes e Roma, dos quais os dois primeiros seriam construídos até 1989. A partir de então fomos considerados especialistas no assunto – condição que encaramos com certa ironia. Isso por duas razões, pelo menos: em primeiro lugar, somos contrários à mania da cultura de massas de fixar o valor das capacidades através da especialização; em segundo, porque consideramos uma verdadeira contradição teórica, enquanto arquitetos, sermos especialistas em determinada tipologia, parecendo-nos muito suspeito o uso que se faz hoje em dia dessa noção (especialização), a qual vemos em termos muito diversos de uma categoria técnico-distributiva ou de um modelo formal a ser imitado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante