Vilas Habitacionais Brás/Mooca

Este trabalho pretende destacar a qualidade do espaço urbano das vilas habitacionais da área do Brás e Mooca e a importância de sua permanência, dentro da dinâmica atual da cidade. É, antes de tudo, uma forma de ver a intervenção no espaço urbano consolidado, respeitando e incorporando usos e ocupações existentes, sem impedir as transformações inerentes à valorização do solo. É esse um modo de atuação que se contrapõe à prática de demolir tudo, para depois reconstruir.

Essa é uma visão urbanística que entende a cidade como um sistema organizado e flexível que se adapta e modifica constantemente no tempo, acompanhando a evolução da sociedade: preservar e manter estruturas urbanas em atividade se contrapõe aos tradicionais programas de renovação urbana, nos quais as novas estruturas pretendem substituir integralmente a estrutura pré-existente.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante