(Foto: Daniel Mansur)

Vazio S/A e Helena Teixeira Rios: Escritório CBM + BMPI, Belo Horizonte, MG

O projeto deste escritório desenvolvido pela equipe do Vazio S/A em parceria com a arquiteta Helena Teixeira Rios ocupa um imóvel concebido originalmente como galeria comercial. Imerso no miolo de quadra, não há janelas voltadas para a rua – é por uma claraboia retangular que incide a luz natural (com mais de 2,3 mil metros quadrados de área). O diferencial do projeto, então, é o protagonismo do paisagismo que, delimitando as áreas de estar, humaniza os interiores.

Este é um projeto não convencional para o mineiro Vazio S/A, praticamente a sua iniciação nos interiores corporativos. Por isso, por um lado, o trabalho foi desenvolvido em parceria com a arquiteta Helena Teixeira Rios e, por outro, há um certo comedimento na variedade de tipos de espaços de trabalho se comparada ao recorrente em escritórios contemporâneos de ponta. Evidente que, neste aspecto em particular, contam duas questões fundamentais: o tipo de atuação do cliente – uma construtora e o seu braço de investimentos – e o orçamento comedido para a execução da obra – que teve, porém, certa flexibilização após a vivência do contratante no novo escritório, investindo-se na troca dos assentos por modelo de melhor desempenho ergonômico e das luminárias das salas de reunião, entre outros. Mudança infelizmente não visível nas fotos a seguir.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante