(Foto: Javier Augustín Rojas)

Vão: Casa São João da Boa Vista, São Paulo, SP

Uma casa sem frente nem fundos, que não se mostra à primeira vista. Uma casa introspectiva, portanto, onde os pátios abertos garantem o silêncio no interior doméstico e a horizontalidade predominante se contrapõe à verticalidade das árvores ao redor. Uma casa feita com pedras e com exímio desenho das esquadrias. Um fundo neutro, branco caiado, qualificado pelos enquadramentos do exterior e pela diversidade das entradas da luz natural. Assim é o projeto do Vão para esta casa no interior paulista.

O projeto desta primeira morada desenhada pelos arquitetos do Vão se insere em uma zona de transição entre uma outrora propriedade rural e o trecho de cidade que se desenvolveu em torno dela a partir do desmembramento de parcelas do terreno. A nova casa está posicionada em uma clareira da porção limítrofe da chácara com o tecido urbano, cuja topografia é levemente acidentada e em volta da qual existe densa arborização – muitas das árvores foram plantadas no passado pela família dos proprietários. A casa dos pais do casal de clientes está ao lado, distanciada pelo conjunto de árvores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante