(Foto: Bebete Viégas)

Una Arquitetos: Residencial Huma Itaim, São Paulo

No segundo empreendimento desenhado pelo Una Arquitetos para a incorporadora Huma Desenvolvimento Imobiliário radicaliza-se a proposta de ceder parte do térreo para a cidade. O chão do residencial é parcialmente uma praça coberta incorporada à calçada, servida por um pequeno café e com vista para o movimento do saguão de entrada dos moradores. Um trio de robustos pilares de concreto aparente demarca o elevado pé-direito e suporta o balanço da marquise que, jardim do residencial, sombreia o passeio público abaixo.

A cada dois pavimentos, compõem-se a variedade de tipologias desenhadas pela equipe do Una Arquitetos para o Huma Itaim, edifício residencial localizado em terreno de dupla esquina no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. A modulação padrão concebida pelos arquitetos considera os apartamentos maiores nas extremidades da edificação, aonde estão as unidades dúplex de 89 ou 139 metros quadrados, enquanto que no centro da planta estão as simples, de 49 ou 88 metros quadrados. Mas não são estas as únicas dimensões possíveis dos apartamentos, já que a racionalização da estrutura e das instalações facilita a junção entre eles, ampliando o leque de possibilidades de layout ao longo dos 21 pavimentos. A prumada da escada e elevadores é um core de concreto ao qual se vincula um trio de pilares em cada uma das três faces do edifício, os maiores deles na face longitudinal da edificação. No térreo, a sobrecarga do balanço da marquise do mezanino, ajardinada na borda, faz com que se amplie a dimensão dos pilares.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante