(Foto: Leonardo Finotti)

Una Arquitetos: Ampliação da Casa Boaçava, São Paulo

A ampliação da Casa Boaçava, de autoria do Una Arquitetos, não é uma operação de adição. Passados dez anos desde a inauguração do núcleo original da residência, em São Paulo, o adendo cria uma dinâmica tal que, mantido o partido fundador do projeto, acolhe-se vivência diversa. Multifacetada, em resumo, com a maior permanência dos moradores na casa implicando a incorporação de espaços de trabalho, mas não só, pois a interação dos setores através dos vazios é a potência do novo projeto.

Em resumo, a demanda foi pela provisão de espaços para home office – um escritório com biblioteca e áreas para atividades corporais, ao aberto e internas – e de um dormitório para hóspedes, bem como pelo remanejamento da garagem e da área de serviço, agora ampliada. O terreno adicional é vizinho e similar em dimensão ao primeiro, localizados no bairro residencial do Boaçava, em São Paulo. A situação topográfica permite ver a várzea do Rio Pinheiros ao longe e é expressiva a presença de árvores ao redor. Como a se desfrutar da cidade longínqua, acolhido pela tranquilidade do entorno imediato.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante