Vista geral da cidade e da área de intervenção

Transferência da ferrovia induzindo novo desenho urbano, Londrina, PR

Projeto: Humberto Yamaki, Bento Cordeiro Filho e Arved Kloumberg.

Criada na década de 30 como parte da colonização do norte do Paraná, a cidade de Londrina cresceu a partir de uma malha ortogonal cortada pela estrada de rodagem e pela ferrovia na sua encosta norte. Passado certo tempo, o extenso pátio ferroviário localizado em área central e a dificuldade de transposição do leito ferroviário resultaram em uma espécie de segregação entre as duas partes da cidade e na expansão preferencial para o setor sul. Com a transferência da ferrovia, iniciada na década de 60 e apenas terminada este ano, foi inaugurada uma avenida de 5 km, ocupando aquele leito e unindo o centro a duas importantes vias de ligação regional.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante