Tod Williams e Billie Tsien: Natatorium, Bloomfield Hills, Estados Unidos

Projetado por Tod Williams e Billie Tsien, o Natatorium é uma piscina coberta no campus da Universidade Cranbrook, em Bloomfield Hills, EUA. A maioria dos históricos prédios universitários foi desenhada por Eliel Saarinen e relaciona a arquitetura com a paisagem. A piscina faz parte de uma série de novos edifícios que retomam, cada um com critério específico, os conceitos utilizados por Saarinen.

O edifício do Natatorium ­- que recebeu prêmio do American Institute of Architects (AIA) em 2001, o sexto na carreira da dupla – é a primeira parte executada da ampliação do complexo esportivo da universidade, incompleto devido à paralisação das obras durante a crise econômica de 1929 (outras edificações para fins esportivos viriam a ser construídas 40 anos mais tarde, mas sem os cuidados que norteavam Saarinen). A segunda parte, atualmente em curso, compreende um ginásio esportivo. Os dois são conectados ao antigo complexo, formando um só núcleo. Coerente com os princípios de Saarinen, o prédio é, segundo Williams e Tsien, “ao mesmo tempo, um elemento da paisagem”, numa integração que contou com o auxílio do paisagismo de Peter Osler. O Natatorium está implantado em área em declive, acomodando-se no solo com a mesma delicadeza com que se acerca do edifício antigo, e marca um eixo de aproximação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante