Ten Arquitectos: Hotel Habita, Cidade do México

O escritório mexicano Ten Arquitectos - de Enrique Norten e Bernardo Gómez-Pimienta - é o responsável pelo desenho do Hotel Habita, um hotel-butique localizado na capital mexicana. Trata-se, na verdade, da transformação de um edifício residencial para adaptar-se ao uso hoteleiro. A obra foi vencedora, em julho passado, do prêmio Arup World Architecture como melhor edifício da América Latina.

Implantado em movimentada esquina do bairro de Colonia Polanco, o hotel é o resultado da transformação de um prédio de apartamentos, construído nos anos 1950, com térreo e quatro pavimentos-tipo. Apesar de tratar-se de uma reciclagem, o edifício passou a ter caráter único, graças à nova fachada de vidro, uma espécie de invólucro distante pouco mais de um metro do volume existente. No espaço entre eles, balcões ampliam a área dos dormitórios. De dia, as diferentes condições de luz, a forma e a cor das nuvens e do céu alteram o tom, o brilho e o reflexo da fachada. De noite, irradiando luz de dentro para fora, o edifício transforma-se em uma “lâmpada urbana”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante