Tecnologia em instalações prediais

Edificações cujas instalações prediais se autorregulam e associação de materiais para que o produto final interaja com o meio ambiente são dois cenários traçados para o futuro da construção civil, que não tardarão a ser incorporados nos projetos brasileiros. O engenheiro José Luís Canal indica o que é realidade e o que está por vir nos próximos anos e observa que a coordenação do desenvolvimento dos projetos se tornou maior e mais complexa, sobretudo no que se refere à compatibilização de todos esses sistemas.

Interatividade é uma característica esperada para os edifícios no futuro próximo. Prédios capacitados por sensores e geridos por softwares poderão autorregular a temperatura interna, umidade e luminosidade, entre outros, bem como reaproveitar integralmente a água e a energia consumidos. A interatividade, então, servirá à autossuficiência das edificações contra a progressiva escassez de recursos naturais decorrente da intensificação das densidades urbanas mundo afora.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante