Tecnologia: Centro aquático poderá ser desmontado

Um dos grandes desafios do projeto do centro aquático para a Olimpíada de 2016 foi garantir a implantação de um conjunto que pudesse ser desmontado ao término do evento. Para isso, a estrutura da arquibancada tem sistema de aço modular com conexões parafusadas.

O centro aquático tem 140 x 100 metros em planta e elevação de cerca de 30 metros acima do solo, com área coberta de 14 mil metros quadrados. Entre condicionantes importantes, a exigência de se desenvolver um sistema que permitirá a desmontagem e posterior reutilização foi decisiva para o projeto. A dificuldade traduziu‑se em garantir essa particularidade e, ao mesmo tempo, a alta qualidade e o padrão de exigências em conformidade com um projeto olímpico. A estrutura da arquibancada foi concebida como uma construção de aço modular, transportável e de conexões parafusadas. Sobre as mesas dos perfis metálicos, placas pré-moldadas com ancoragens temporárias serão fixadas com parafusos. A construção da cobertura foi planejada como uma estrutura de treliça de grande vão. As vigas idênticas estendem-se no sentido transversal em todo o hall com envergadura de cerca de cem metros.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante