Tartan Arquitetura e Urbanismo: Centro Cultural Univates, Lajeado, RS

Autor dos projetos de alguns dos prédios do centro universitário Univates, em Lajeado, RS, o escritório Tartan é também responsável pela arquitetura do centro cultural da instituição, a mais recente edificação incorporada ao campus. Ao contrário das composições quase austeras das construções vizinhas, as formas do novo complexo, constituído por biblioteca e teatro, são extrovertidas.

Município da região central do Rio Grande do Sul, que faz parte do Vale do Taquari, Lajeado, assim como outras cidades daquela área, tem na Univates (contração de Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior) um dos principais estabelecimentos de ensino. A origem da instituição remonta aos anos 1970, mas sua consolidação se deu no final da década de 1990 com a fusão de duas faculdades. Em Lajeado, o campus fica em terreno relativamente próximo do rio Taquari. Às mais de duas dezenas de edifícios que dele fazem parte juntou-se, no primeiro semestre de 2014, o Centro Cultural Univates, complexo cultural/educativo projetado pelo escritório Tartan Arquitetura Urbanismo, que também tem sede em Lajeado e é formado por Camila Mirapalhete e Rodrigo Bergonsi. Embora de constituição recente, o Tartan já criara outros edifícios para a Univates e, em 2009, foi contratado para desenhar o novo conjunto, que começou como uma biblioteca para depois se consolidar como centro cultural.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante