Tangram Arquitetura e Design: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Porto Alegre

Parte da memória da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, secular instituição de saúde do Rio Grande do Sul, está depositada num conjunto de antigas residências de nome bucólico - as casinhas da Independência -, na região central da cidade. Uma das guardiãs desse precioso passado é a equipe do escritório Tangram, responsável pela verdadeira metamorfose que foi o projeto de conversão das casas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, que abriu suas portas no ano passado.

Quem passava todos os dias pelo trecho inicial da avenida Independência, na região central da capital gaúcha, talvez nem notasse mais os tapumes que por mais de uma década envolveram o conjunto de moradias que integram o patrimônio imobiliário da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. No primeiro semestre do ano passado, a proteção foi removida e os transeuntes puderam observar, recuperadas, as faces externas das antigas moradias que originalmente eram alugadas para manter os programas assistenciais da instituição.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante