(Foto: Fernando Guerra)

studio mk27: Edifício Ourânia, São Paulo

A modularidade da estrutura e vedações do residencial desenhado pela equipe do studio mk27 é um convite à reflexão sobre a diversidade na vida doméstica. Pilares e lajes extravasam as fachadas com ritmo regular e, assim fazendo, emolduram os oito tipos de janelas criados para o projeto. Constituídas por vidro e painel de alumínio, elas propiciam graus diversos de entrada e saída da luz, natural e artificial, registrando as dinâmicas distintas de cada apartamento. Os seus layouts foram personalizados um a um e o projeto prevê ainda o reposicionamento de janelas caso venham a mudar os arranjos dos apartamentos.

O edifício residencial Ourânia foi idealizado pela equipe do studio mk27 para a incorporadora idea!Zarvos e está localizado na extremidade do bairro da Vila Madalena que se avizinha ao Alto de Pinheiros. Concebido para lote da borda de um quarteirão que dista uma quadra da Praça Pôr do Sol, da qual se tem vista a partir dos apartamentos, o projeto lida com a situação limítrofe à passagem para zona urbana residencial e restritiva à verticalização – uma Z1. A escala do edifício, portanto, é comedida. São 8 pavimentos mais térreo e subsolos, com a topografia em declive que se desenvolve longitudinalmente ao lote permitindo a ventilação e a aeração naturais de parte dos pavimentos abaixo da cota de acesso.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante